Posto aproxima o atendimento médico e odontológico aos moradores da comunidade e arredores, que até então precisavam se deslocar cerca de 40 km até o centro da cidade em busca de assistência à sua saúde.
A Unidade de Saúde “Nova Esperança”, de Augusta Vitória – antiga reivindicação da população local, foi inaugurada na manhã da última quarta-feira, dia 29 de março.
A construção da nova unidade de saúde teve início em dezembro de 2010. Conta com área total de 126,75 m2, totalmente construída com recursos próprios do Município, ao custo aproximado de R$ 140 mil. Atenderá além das famílias moradoras em Augusta Vitória, ainda as comunidades próximas como Rio dos Cedros, Vila Schafascheck e Pedra Fina, entre outras.
Todas as etapas da construção foram acompanhadas pela comunidade, desde a doação do terreno, passando pela abertura da licitação para contratação da empresa responsável pela obra, até a construção propriamente dita, acompanhada diariamente pelos moradores da Augusta Vitória.
Elogio para a comunidade
Na solenidade de inauguração o prefeito Jango Herbst elogiou e agradeceu a atuação dos moradores de Augusta Vitória que participam ativamente para ver a comunidade crescer e assim ver melhorada a vida de todos. “Elejo a Comunidade de Augusta Vitória como referência do interior do Município. Um povo trabalhador, honesto e correto que não mede esforços para o desenvolvimento do município”.
Jango disse estar ansioso por esta inauguração e feliz em ver cumprido mais esse compromisso assumido com a população local. “Até que enfim chegou o dia da vitória para a comunidade. Estou feliz por estar aqui. É mais uma promessa que felizmente estamos cumprindo”, declarou. O prefeito parabenizou também toda a equipe da Secretaria de Saúde e técnicos que elaboraram o projeto. “A obra está muito bonita, bem feita e funcional. Uma obra digna para a comunidade de Augusta Vitória”.
Jango Herbst fez menção ao atendimento médico-odontológico que a população receberá na unidade, classificando-a como também de qualidade, à exemplo das instalações.
Prevenção e manutenção da saúde
A secretária de Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos destacou que a Unidade de Saúde Nova Esperança, é a vitória da perseverança da comunidade apoiada pelo Executivo. “Com esta inauguração a administração municipal mostra sua preocupação com a prevenção e manutenção da saúde da população, aplicando de forma reacional tanto os recursos recebidos do Governo Federal para aplicar na saúde, quanto os recursos próprios”. Com a nova unidade, Mafra conta com nove Estratégias da Saúde da Família, unidades básicas de saúde (postos de saúde), quatro consultórios odontológicos, além do Pronto Atendimento, do Núcleo Materno Infantil e da Policlínica Municipal. A secretária Maria Beatrice agradeceu ao prefeito Jango pela oportunidade, à comunidade pela parceria e à equipe de profissionais da Saúde.
Orgulho de morar na comunidade
“Coisas boas estão acontecendo na comunidade e sentimos orgulho de estarmos aqui”. A declaração é do representante da comunidade de Augusta Vitória, Elenir do Livramento, em seu discurso de inauguração do posto de saúde. Além da inauguração do posto ele fez alusão à quadra coberta que estava sendo erguida naquele momento, na escola ao lado do posto. Ele recordou os vários encontros realizados com o prefeito Jango nos quais o chefe do Executivo sempre manifestou desejo de construir um posto de saúde em Augusta Vitória. “Assumimos o compromisso de conseguir um terreno e enfrentamos muitos desafios até chegarmos a esse momento em que o sonho de torna realidade.
Momento de grande emoção
Para o membro da comunidade, João Adir Puttkammer a inauguração marca o final de uma grande luta. “É um momento de muita emoção para nós que assumimos pessoalmente – com o Prefeito Jango – o compromisso de conseguir encontrar e regularizar o terreno”, declarou. Segundo ele, os moradores da localidade e dos arredores terão muito mais comodidade e facilidade para tratar da sua saúde, uma vez que o posto está bem mais próximo do que a cidade, distante cerca de 40 km.
Unidade de Saúde “Nova Esperança” em Augusta Vitória
– Totalmente construída com recursos próprios do Município
– Custo aproximado da obra de R$ 150 mil.
– Área total de 126,75 m²;
– Terreno doado pela comunidade;
– Atenderá moradores de Augusta Vitória, Rio dos Cedros, Vila Schafascheck e Pedra Fina;
– Compreende: hall de entrada, recepção, sanitários masculino e feminino adequados aos deficientes, consultório odontológico, farmácia e sala de nebulização, sala de curativos, consultório geral, sala de vacinação e expurgo, sala de deposito de material de limpeza, copa, despensa e sala de esterilização.