Foi aprovado pela Câmara de Mafra na segunda-feira, 10/08, em única votação, o projeto de lei nº 10/2015, de autoria do legislativo, o qual estabelece o projeto Praças Digitais no município. Na prática, o projeto permitirá o uso de praças públicas para exploração de publicidade às empresas que disponibilizarem o sistema de internet Wi-Fi gratuito.
De acordo com o autor do projeto, o objetivo principal é oportunizar o livre acesso à internet àquelas pessoas que não têm condições de manter ou utilizar internet paga. “Além de promover a inclusão digital, também esperamos que o projeto incentive a população a usufruir melhor dos espaços públicos. O pai que leva seu filho ao parquinho pode aproveitar para acessar a internet e ler seus e-mails, por exemplo”, explica o autor do projeto.
Os custos da instalação e manutenção do projeto ficarão a cargo da empresa interessada que, em contrapartida, poderá explorar o espaço público para publicidade, ficando à escolha do anunciante a contratação da empresa que disponibilizará a cobertura Wi-fi para acesso livre à Internet, a qual deverá ter a velocidade mínima de 5 MB por segundo. O projeto de lei segue agora para análise e sanção por parte do prefeito municipal.
Deveriam colocar Internet boa nas escolas públicas e nas bibliotecas, mas com acesso bloqueado para as redes sociais. Há vários cursos gratuitos na internet e isso deveria ser de fácil acesso para a população mais pobre. Colocar internet nas praças servirá apenas para os desocupados ficarem nas redes sociais enquanto tomam Coca Cola e comem produtos do Sub.
´´O pai que leva seu filho ao parquinho pode aproveitar para acessar a internet e ler seus e-mails, por exemplo”, explica o autor do projeto.Pois é…o filho pede ao pai para ir ao parquinho para brincar com ele, e ao chegar lá o pai prefere acessar a internet, aí ouviremos muitas casos de filhos desaparecidos ou acidentes ocorridos por motivo que o pai estava distraído navegando na web…Têm muitos outros lugares públicos que a população precisa desse tipo de serviço.
A publicidade deveria ser digital.
Assim, se a internet cair ou ficar por um tempo indisponível, a propaganda também seria afetada, o que fará com que a empresa busque a solução do problema técnico o mais rápido possível.
Boa. As coisas já estão acontecendo. Já estava na hora de Mafra ser beneficiada com alguma coisa para seus municipes. Nem que seja Wi fi gratis.
E viva nóis…
Muito bom, porém míseros 5Mb/s em um local publico onde dezenas/centenas de pessoas irão acessar ao mesmo tempo é totalmente inviável, creio que antes de propor um projeto como esse devam fazer um estudo de viabilidade técnica, a internet tem que ser de altíssima velocidade, falamos de 40Mb/s para mais, o que infelizmente a falta de infraestrutura não permite uma coisa dessas em Mafra, que em pleno 2015 mal tem fibra ótica nas ruas para fornecer uma internet digna a população, que ainda vive com seu 1Mb/s, o que é ridículo. Fica uma sugestão para o prefeito, fazer uma parceria com alguma empresa para a instalação de fibra ótica em vários pontos da cidade, para oferecer uma internet de qualidade por um preço acessível à população mafrense.