Projeto do vereador Clesiomar Witt, foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (08)
Foi aprovado nesta segunda-feira (08), o Projeto de Lei nº 26 de autoria do vereador Clesiomar Witt, que institui a Câmara Mirim em Mafra e estabelece normas para seu funcionamento.
O Projeto Câmara Mirim tem como principal objetivo, aflorar nos jovens o espírito cívico e a cidadania, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da população.
Propõem aos jovens estudantes, aprenderem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o Poder e a comunidade, podem ainda avaliar o papel do vereador e sua importância para a população.
Propicia ainda colaborar com a formação de cidadãos conscientes, conhecendo seus direitos e deveres, sendo capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.
Os 10 vereadores mirins, estudantes do ensino fundamental e médio, escolhidos por suas escolas, poderão defender suas posições, fazer discursos, polemizar questões e efetivamente votarem seus projetos, com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.
Com mandato de um ano, o vereador mirim estará encarregado da comunicação entre a Câmara e sua escola. Ele ainda divulgará as ações do Legislativo junto a comunidade onde reside.
“Este projeto visa o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade política entre os jovens estudantes, reconhecendo o valor do povo e, sobretudo, que serão sabedores da diferença entre política e politicagem”, finalizou o vereador Clesiomar.