Desde a última sexta-feira, o Mapa coloca também à disposição dos paranaenses estatísticas oficiais e canal para denúncias
O Mapa do Crime, da campanha Paz Tem Voz, entrou em sua segunda fase, na manhã da última sexta-feira (27), com novas informações e funções para o usuário da ferramenta. Durante a primeira fase da campanha contra a violência do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), no último semestre de 2011, o Mapa do Crime foi lançado para aumentar a transparência sobre os números dos crimes no Paraná. O instrumento possibilita que o cidadão registre delitos de que é vítima ou testemunha.
Desde sexta, o Mapa coloca também à disposição dos paranaenses estatísticas oficiais, como o perfil das vítimas de homicídios. Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e deverão ser atualizadas periodicamente.
Além disso, a ferramenta gera gráficos com os crimes cadastrados pela própria população, o que facilita a visualização das ocorrências mais comuns e os locais com mais problemas. A partir de agora, o usuário também terá um canal aberto para denúncias. As informações serão verificadas pelas equipes da RPCTV e Gazeta do Povo.
Outra novidade é o selo de qualidade da informação cadastrada pelo usuário. A cada informação confirmada por testemunhas ou pessoas que conhecem o fato registrado no site, um selo de qualidade será colocado ao lado da informação.
Ideia
O instrumento foi inspirado no sucesso de plataformas como o site “Wikicrimes”, o “New York City Homicides Map” e o “Spotcrime”, criados todos com o mesmo objetivo. Segundo uma das desenvolvedoras da nova ferramenta, a designer Thatiany Campos, os usuários poderão cadastrar, a cidade e o endereço onde o crime ocorreu no Paraná.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/pazsemvozemedo/conteudo.phtml?tl=1&id=1217310&tit=Mapa-do-Crime-entra-em-2-fase-com-novas-informacoes