A partir de 02 de fevereiro, para ser mototaxista será preciso antes passar por um curso obrigatório de pilotagem segura oferecido pelo Sest/Senat – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. No treinamento, esses profissionais terão aulas sobre segurança, ética, disciplina, legislação de trânsito e vários outros temas. A medida, adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito, vale para todo o paÃs.
Segundo a advogada trabalhista, Milena Sanches, essa é uma forma de regulamentar a profissão. “O treinamento é destinado aos profissionais que realizam transporte de passageiros – mototaxistas – e entrega de mercadorias – motofretista. A legislação que regulamenta a profissão de motoboys está mais rigorosa, exige equipamentos de segurança e estipula algumas regras, como idade mÃnima de 21 anos e carteira de habilitação na categoria “A†com validade de pelo menos dois anosâ€, afirma. “Além disso, para exercer a atividade, os condutores de mototáxi e motofrete terão que apresentar certidão de antecedentes criminais. Os motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH não poderão mais atuarâ€.
Milena alerta: “quem não se adequar as novas determinações da Resolução nº 356 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN terá que arcar com multa mÃnima no valor de R$ 191,54â€. Segundo a advogada, não são só os motoboys que terão que passar por adequações. “As motocicletas deverão conter protetor de motor “mata-cachorroâ€, aparador de linha antena “corta-pipa†e dispositivo para transporte de carga. É importante enfatizar ainda que os motoboys terão que submeter seus veÃculos à vistorias semestrais estabelecendo, dessa forma, os requisitos mÃnimos de segurança tanto para mototáxi, quanto para motofreteâ€.
O artigo 139-A do Código Brasileiro de Trânsito estipula que as motocicletas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias só podem circular com autorização emitida pelo DETRAN. Com a regulamentação das profissões de motoboy e mototaxista, prevista na Lei nº 12.009/2009, a partir da vigência da Resolução do CONTRAN, serão vedados os motofretes para transporte de combustÃveis, produtos tóxicos ou inflamáveis, com exceção do gás de cozinha e de galões de água mineral. “Nesses casos, a motocicleta deverá conter o ‘sidecar’, um dispositivo anexado a moto, especial para esse tipo de transporte. Quando em serviço, o motoboy deverá estar vestido com colete e capacete retrorefletivos, aprovados pelo CONTRANâ€, pontua Milena.
Empresas também poderão ser punidas
A norma também disciplina que a pessoa ou empresa que contratar os serviços de um motoboy será responsável por danos cÃveis oriundos do descumprimento das normas relativas ao exercÃcio da atividade. “Há alguns anos, a profissão de motoboy nem existia na lei. Hoje, essa nova regulamentação pode ajudar a vida desses profissionais.
Atualmente, são inúmeras as empresas que utilizam os serviços dos motoboys e a profissão, por si só, é de alto risco. Com certeza, essas determinações trarão mais segurança para os motoboys de todo o Brasilâ€, finaliza a profissional.
De acordo com o responsável pela Assessoria de Imprensa da PolÃcia Militar de Mafra, não há informações oficiais sobre o número de mototaxis e motofretes no MunicÃpio, mas tão logo a Lei entre em vigor, em 02 de fevereiro, serão intensificadas as fiscalizações.
Maiores informações podem ser obtidas junto ao CIRETRAN de Mafra, anexo à Delegacia Regional de PolÃcia Civil.
É QUE DIFICILMENTE VÃO ENCONTRAR UM motoboy armado , assim fica facil , que vão correr atraz de bandido .