Riomafra sofre com a cheia do rio Negro

Publicado por Click Riomafra - 11/09/2011 - 18h45

Atualizado em 13/09, às 14h30.

Fotos: Ever Lisboa (Click Riomafra)

Desde a tarde de ontem o nível do rio Negro vem baixando. De acordo com o Monitoramento Hidrológico da Bacia do Iguaçú, o nível do rio atingiu 9,42 m acima do normal às 14h desta terça-feira.

Apesar do nível do rio estar baixando, a situação ainda é crítica em vários bairros de Riomafra. Confira abaixo fotos atuais da enchente em Rio Negro e Mafra.

Assista a reportagem feita pela Rede Massa do Paraná:

O Monitoramento Hidrológico da Bacia do Iguaçú mostra a elevação do nível do rio Negro nas últimas horas:

Fotos atuais, tiradas nesta terça-feira:

Fotos tiradas nesta segunda-feira, às 14h:

As fotos abaixo foram tiradas no fim da tarde deste domingo e mostram a situação de diversos bairros que sofrem com a cheia do rio Negro.

Foto: Carla Flaviane (Colaboração)

Foto: Carla Flaviane (Colaboração)

Foto: Carla Flaviane (Colaboração)

- Publicidade -
55 comentários publicados
  1. Paula

    Não podemos por a culpa na população, seria praticamente impossível retirar as pessoas dos locais de risco, a maioria não quer se desfazer de suas moradias… o que ja deveria ser feito há muito tempo é dragar o rio, mas as autoridades não permitem sabem por quê??? Porquê a prefeitura recebe muito dinheiro do governo quando acontecem as enchentes, e sinceramente não acredito que eles queiram ajudar a população ao invés de receber verba do governo, basta alguém resolver tirar areia do rio que ja aparecem autoridades para multar e proibir, sera que não é culpa dos políticos????

  2. Emerson

    fico muito feliz em saber que as aguas estao baixando;e as pessoas podendo voltar para seus lares;força galera tudo vai da certo;Quem sabe um dia eles deixe alguem dragar este rio….

  3. Christian Komochena

    Obrigado ClickRioMafra pelos serviços prestados a comunidade, nos mantendo informados dos principais acontecimentos das nossas cidades, bom saber que tanto nas horas de festa, quanto nas difíceis, podemos contar com as coberturas. Continuem assim,Parabéns!

  4. Rafael Köene

    Pessoal…
    O rio Negro é um rio que tem todas as características de rio que causa inundação. Por exemplo, o que está acontecendo agora, toda essa água que extravasou a calha do rio, é decorrente de chuvas localizadas a montante do rio, nas cabeceiras, porém, o problema tem reflexo a jusante do rio, ou seja, é comum desse tipo de rio,de planalto, causar inundações. Se tem algum culpado nessa história, são aqueles que escolheram a área de Rio Negro e Mafra para ocupar. Retirar a população das áreas sujeitas a inundação é uma tarefa quase que impossível. Devemos concentrar esforços em mitigar os efeitos negativos que as enchentes causam. A partir de agora sim, identificar as áreas sujeitas a inundação e destina-las para outros fins que não a moradia. Criar um sistema de alerta e monitoramento das chuvas e da água. O problema existe, não tem como controlar, o que podemos é pensar uma maneira que esse conflito (população X rio)possam conviver de maneira harmoniosa, cada um reconhecendo os seus limites. E pra encerrar, pessoal, cobrem atitudes do poder público.

  5. Jose

    Vamos retirar todas as pessoas da cidade. Ninguem merece sofrer tanto em Mafra. Melhor é evacuar a cidade e fechar as entradas. Vamos fazer um muro e proibir gente de morar aqui. É muito ruim.

  6. Gabriela

    Olha tudo isso ainda é culpa do povo ignorante que Riomafra tem!primeiro por se estabelecerem tão proximos aos rios,sabem muito bem que é area de risco e mesmo assim ainda se abrigam por lá,isso é exemplo da Vila Paraiso e Vila Argentina,e alem de tudo ainda coletam os lixos e oque nao servem para o uso jogam no rio apenas estao pagando pelos seus atos ;) isso é a natureza se ‘vingando’! por outro lado também falta atitude da politica de Riomafra que sinceramente esta PÉSSIMA,com relação ao transito!e de darem um auxilio e mobilizarem essas familias a nao se estabelecerem tao perto ao rio!

  7. riomafrense

    É verdade mesmo o Rio Negro precisa de uma boa tragagem ,e as familias q moram bem dizer em cima dos rios precisam ser tiradas principalmente aquelas familias da Vila Argentina q moram muito proximo do rio…

  8. angela

    acho muito engraçado…tem gente que fica falando ai que as enchentes é culpa de políticos,,,,,imagine só,,,quem tem estudo sabe muito bem que isso acontece por causa de vcs que ficam poluindo o meio ambiente , “a natureza dá seu retorno”, vamos então nos concientizar e cuidar melhor de nosso meio ambiente antes que ocorra coisas piores ….e depois nao venham dizer que é os politicos,,,,

  9. Emerson

    estamos aqui no estado de goias e gostaríamos de ver novas fotos.

  10. Juliana

    Que saudades de Mafra… mas não precisava essa água toda!!!

  11. anselmo

    o problema em si não é a enchente, isso toda cidade que tem rio tem.. o que falta é planejamento, prevenção e atitude.. o trânsito está uma loucura porque não tem ninguém organizando, alterando vias, mostrando alternativas, viabilizando cruzamentos.. em mafra todo o movimento de hoje foi de ida e volta pela mesma rua, ora, tudo bem que só havia uma ponte acessível mas, haviam muitos caminhos para se chegar até ela, nossas ruas não comportam mais ida e volta, será que ninguém percebe? outra coisa.. é claro que se precisa pensar em retirar casas de aréa de risco, ali é lugar do rio e de tempos em tempos ela vai alagar, isso é fato, precisamos transformar estas aréas em praças, inclusive as aréas do centro, por que não? e mais.. o rio negro é o ultimo da região a baixar seu nível, tá precisando de uma boa dragagem, principalmente nas aréas do centro, quem nunca notou bancos de areia ali quando o mesmo está raso..

  12. morena

    faltou fotos da vila argentina em mafra,tbm um dos bairros q foi bastante atingido…é isso ai povo vamos colocar a boca no trambone alguma coisa pode ser feita para q nossos bairros não sofram tanto a cada chuva q dá,pq é sempre isso choveu um pouco a mais os rios transbordam, e coitados dos moradores proximos desses rios q sempre sofrem…as autoridades da cidades vamos lá ver o que pode ser feito!!!e a população tbm deve colaborar tem muitos meios,o primeiro não jogando lixos e entulhos proximos aos rios ….

  13. Marcel Eduardo

    Para prefeito vote 25

    Vote gilnei machado rosa

  14. Gilnei

    Caro ZELINDO não estou me candidatando a nada em Rio Negro ou Mafra. Mas agradeço a lembrança. Oque quero dizer é que não podemos mais compactuar com esses usurpadores do erario público. Que denigrem a imagem de nossas cidades e estão apenas aproveitando a vida de politiqueiros..Quem sabe o ano que vem tenhamos melhor conciencia para eleger pessoas com gabarito.
    Abraço

  15. lica

    Os municipios de riomafra, precisam de reestruturação politica e economica, pois não há desenvolvimento em nenhuma area. Se houvesse maior planejamento de riomafra, muitas enchentes entre outros problemas poderiam ser evitados.

  16. Jorge

    Nossa. Gostei das fotos. Pega todos angulos das enchentes. E olha q nao sou parente do fotografo! Imagem é tudo. Ruim é o transito bloqueado. Mas, paciencia, a cidade foi feita dentro do rio.

  17. "Zelindo"

    Contra a lei???

    Até onde sabemos liberdade de espressão não vai contra a lei! a menos que de fato, seja ofensivo. Fui ofensivo?!!

    Por que é que não deletam as mensagens agressivas com a autoridade “Prefeito” ?

  18. "Zelindo"

    Para prefeito vote 25,
    Vote Gilnei Machado Rosa!

    = )

    • André Pereira

      Com certeza o antigo PFL vai resolver o problema das enchentes…

  19. Ana

    O pessoal tem que se concientizar de que é ele mesmo que polui os rios e a natureza, agora não adianta colocar a culpa nas autoridades porque na hora de jogar lixo nos rios eles não pensaram nas enchentes que poderiam acontecer. Em relação a Festa do Produtor já estava prevista a quase um ano antes, ninguem tem bola de cristal pra prever as chuvas e o prefeito não é Deus pra mandar parar de chover.

    • André

      Pensei que o prefeito era deus. Acho que me enganei ;/

  20. Gilnei Machado Rosa

    O problema das enchentes em Rio Mafra podem ser minimizados em grande parte com o desvio do rio na altura da ponte na BR 116, acabando com a volta que ele dá passando pela pirambeira. É um problema de ordem técnica e financeira. Mas como os políticos não estão nem aí pois moram em lugares lindos e longe do problema, o povo que se vire com cada vez que as águas invadem as suas casas.
    Não adiante ficar reclamando. temos que tomar providencias e ver oque se pode realmente fazer….
    Só se lamentar e gastar com material para arrumar as casas não adianta. Vamos arregassar as mangas e botar a boca no tormbone. Com a palavras nossos alcaides rio mafrenses.

    • ricardo

      Gilnei essa idéia é absurda querer mudar a direção do rio? Me diz uma coisa Quantos anos este rio passa nessa mesma direção? Será que o culpado é rio ou as pessoas que colocaram loteamentos sem estrutura nenhuma, próximo a ele? Nada contra as pessoas que lá morram minha família é toda de mafra e morrei na cidade até 10 anos atraz, tem que haver uma consciêntização de todos, poder público e população, há pouco tempo atraz me lembro que li uma máteria aqui sobre a retirada de lixo do rio negro pelo grupo canforeira se não me engano, é muito lixo no rio ai vai aumentar e muito as chances de uma enchente, o rio da lança a alguns anos atraz passou por uma drenagem, mas pelo cheito ja esta novamente presizando de uma nova limpesa, não séra modificando a rota do rio que iremos solucinar as enchentes…
      até mais

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.