Durante a última semana, dos dias 15 a 19, foram capacitados nove novos monitores de trilhas interpretativas, no Parque São Luís de Tolosa. A ideia é que até setembro o grupo esteja formado para juntar aos demais integrantes.
O Grupo de Monitores existe desde 1998, e mais de 100 estudantes rionegrenses receberam formação para desenvolver atividades de interpretação da natureza, junto aos visitantes do parque, além de se envolverem nas pesquisas e demais atividades ambientais previstas no Plano de Manejo do Parque.
Vários desses monitores acabam adentrando nas Universidades e retornam a esta Unidade de Conservação tanto pesquisadores como professores, oferecendo cursos aos jovens monitores, tornando a história desse grupo um grande ciclo de aprendizado e ensinamento.
Em setembro, acontecerá o X Monilepe (Moni-monitor; Lepe-serelepe), evento que reúne monitores, ex-monitores, familiares, colegas, professores e demais convidados a fim de apresentar os novos integrantes do grupo à comunidade. Além de expor à população os projetos técnicos e socioambientais desenvolvidos no parque, para que o maior número possível de pessoas possa conhecer e compreender o parque como Unidade de Conservação e fonte de irradiação de conhecimento e de contemplação da natureza. Esse evento marcará também os 15 anos de existência do Grupo de Monitores de Trilhas Interpretativas.