Por ocasião de seu segundo ano de funcionamento oficial como ONG Voz do Rio, o presidente, Biólogo Júlio César Costin, fez uso da tribuna da Câmara de Mafra, no dia 11 de abril, para fazer um relato das ações dos voluntários desta ONG que tem foco no meio ambiente e atividades sócioeducacionais.
Com farto material em fotos e vídeos, ele discorreu sobre a história da entidade que nasceu de um grupo de alunos e professores de curso de gestão ambiental, denominando-se SOS rio Negro, em ação desde 2004, agora oficializado como um programa permanente da ONG Voz do Rio, que foi criada em 03 de abril de 2009.
Eventos
Lembrando que Mafra e região são municípios de lideram a destruição da mata atlântica, expôs fatos e fotos dos acidentes ambientais no nosso principal manancial, o rio Negro. Em 2004, quando foram feitos estudos para o mestrado de Júlio César Costin, comprovando impacto ambiental; e em 2007, quando o rio foi atingido por uma enorme mancha, com origem e efeitos desconhecidos pela população. Além do lixo recolhido nos vários eventos de limpeza dos rios da Lança e Negro, quando mais de 12 toneladas de entulhos foram recolhidos.
Houve também plantio de mudas de árvores em margens de rios e nascentes, no pátio da EEB Barão de Antonina de Mafra, instalação de tonéis para coleta de resíduos sólidos recicláveis, palestras, concurso de redação, pedágio para distribuição de mudas, cartilhas e ecobags para veículos.
Ninho feito com lixo
Embora seja difícil de acreditar, há muito descaso com a nossa natureza. Na descida de bote a remo que a turma do SOS rio Negro fez no carnaval de 2007, por 65 km de distância, isso ficou documentado. Na incursão até a nascente do rio Negro, em Campo Alegre, mais degradação foi comprovada.
Na mata próxima ao Campo de Peri, além do encontro de macumba e entulhos habituais (infelizmente), como geladeira, fogão, poltrona, televisores, houve um triste achado: o ninho de uma saracura (Aramides saracura), no alto da árvore, mas feito com material reciclável, como sacola plástica (documentado em vídeo).
Parcerias são imprescindíveis
Todas as ações são importantes e só são possíveis por que há interação de instituições, como as prefeituras, Ocean Conservancy (ONU – Estados Unidos), Clube Ecológico Canforeira, Projeto Joaninha, Clube Soroptimista, ITEP (Guarda Mirim), Seluma, escolas, clubes de serviço, e, principalmente, pessoas voluntárias e que abraçam a causa ecológica pelo prazer do dever cumprido para com o Planeta. Contando também com o irrestrito apoio da imprensa local – jornais, rádios, revistas e na web. O e-mail da VDR é ongvozdorio@hotmail.com.
Esperança
“Ainda que adultos se envolvam, são as crianças que se mostram as maiores interessadas em preservar o meio ambiente, por isto, novas ações educativas estarão sendo feitas em 2011, como as diversas que já ocorreram e estão documentadas. Neste ano, o SOS rio Negro está sendo implementado na Escola Agrícola de Rio Negro, com total apoio da direção, professores e envolvimento dos alunos. Só temos a agradecer a todos que de alguma forma contribuíram, gratuitamente, para estes resultados. Ressaltando que somente doravante, com a plena regularização jurídica, é que poderemos pleitear verbas públicas” revelou o presidente.
Premiados em concurso
Através do Presidente da ONG Voz Do Rio – também professor – Júlio César Costin, o Projeto SOS rio Negro foi implementado durante o ano letivo de 2010 na Escola Ana Schelbauer Braz de Oliveira, de Rio Negro. Com excelentes resultados, inclusive tendo a aluna Jessica Jaine Heide de Oliveira como única classificada dentre todas as escolas do município, no 1º Concurso Estadual Sanepar de Redação, sobre o tema “Mananciais: Cuidado De Hoje, Garantia de Água para Amanhã”. Foi, também, muito cumprimentada na festa de formatura, a professora Carla Borba que foi a revisora de língua portuguesa e o diretor Jucemar Andreatta que deu todo suporte ao trabalho.
Eva! a carpa ta na foto acima! parece uma carpinha!
uma carpa brilhosa saiu do rio!
Alexandre…carpa brilhosa por fora… faria bem no seu organismo? Que tal se juntar aos voluntários da Voz do Rio para prevenir mais desastres? Ah! Só para lembrar… a água da Casan e da Sanepar, sai do rio Negro… se você não bebe desta água, pode continuar zoando… mas quem tem amor à vida e á natureza, trata o rio e todas as nascentes, com seriedade.
Eva! a carpa ta na foto acima! parece uma carpinha! … num tomo mesmo dessa água! não sou dai da cidade, e quando vou pra ai bebo só mineral, pois a casan é a terceira pior empresa de saneamento básico do brasil … que bom né? att
Alexandre Bonfiglliori
Presidente das ONG’s (OSCIP) do Brasil
Brasília -DF