Na última segunda-feira, a redação da Gazeta de Riomafra, recebeu mais uma denúncia em relação à saúde. Desta vez a reclamação é referente ao atendimento médico no posto de saúde Benemérita Ulla Schneider, situado no Jardim América. Segundo reclamações dos populares a médica estaria chegando muitas horas depois. O paciente estava marcado para as 13h30min e foi atendido pouco antes das 16h que é o horário de fechamento daquela unidade. Segundo a enfermeira coordenadora do posto, que pediu não ter o seu nome citado nesta reportagem, o fato realmente ocorreu algumas vezes. A médica em questão atende todos os dias pela manhã e nas segundas e terças feiras o dia todo. Ela foi procurada por diversas vezes, mas encontrava-se em férias e somente retorna dia 05/02. Conforme informações da coordenadora do posto, a médica fez um acordo com a Secretaria de Saúde da gestão anterior, sobre esse perÃodo de férias. Procurado pela nossa reportagem o ex-secretário de saúde de Mafra, Cidemar Ratochinski, contrariou a informação dada pela coordenadora do posto, afirmando que durante o perÃodo em que assumiu a pasta (junho a dezembro de 2012), não foi feito nenhum acordo com a médica, que isso talvez fosse da gestão anterior. Tentamos contato com Bea (Beatriz Reynaud), secretária anterior a Cidemar, porém até o fechamento desta edição não conseguimos um retorno. Cidemar também comenta que os médicos ganham pouco na cidade, em torno de R$ 5 mil por 40h semanais de trabalho, muito abaixo de outros municÃpios da região, o que ocasiona pouca procura de profissionais para trabalhar na cidade. No caso de outro médico desse posto, o atendimento é feito diariamente de segunda a sexta feira durante apenas duas horas.
O atual secretário de saúde, Tadeu Geronasso nos recebeu em seu gabinete e esclareceu alguns pontos. O atual secretário está tomando conhecimento de todas as questões da saúde deixadas pela gestão anterior. Tadeu contou que em breve será feito um novo processo seletivo para contratar novos profissionais para aumentar o atendimento a saúde em Mafra. Em relação aos horários o secretário foi enfático ao dizer que: “Quem não cumprir o horário que a gente determinar, não vai ficarâ€, se referindo aos profissionais que deverão ser contratados. Tadeu não confirmou se irá ter auditoria no posto, porém afirmou que irá ter uma auditoria nos exames médicos de média e grande complexidade pedidos por alguns médicos do municÃpio.
Atualmente, as pessoas que procuram o posto de saúde no Jardim América estão sendo orientadas a buscar atendimento no Núcleo Materno Infantil em se tratando de crianças e os adultos que aguardem o retorno médico ou se for emergência ou urgência se dirijam ao Pronto Atendimento (PA).
bem isso nao e mt novidade para nos mafrense…………………
sim agora o atual secretario quer jogar a culpa nos antecesor, seja homem e honre o que tem no meio das pernas e asuma
Férias de 8 dias?????
Isso não existe!!!!
Auditoria neles meu povo!!!!!
Isso não é novidade, o medico que atende pela manha tira férias umas 4 vezes por ano, todos os feriados sao emendados pelo tal…