O prefeito de Mafra e presidente da associação dos municípios do Planalto Norte, Roberto Scholze, coordenou na última quarta-feira, 23, assembleia geral da Amplanorte, realizada na cidade de Porto União. A reunião contou com a presença de oito prefeitos e resultou em reivindicações ao governo do estado e união, de necessidades da região.
Também foi apresentado um projeto turístico intitulado “Caminhos do Contestado”, quando foi constituída uma associação para coordenar as ações voltadas ao projeto que compreende a região. Após a reunião, o prefeito de Mafra, visitou o aeroporto de União da Vitória, buscando subsídios para restabelecer e fazer uma modernização no Aeródromo Hugo Werner. A agenda estabelecida pelos prefeitos foi a seguinte:
Prioridades microrregionais – âmbito estadual:
-Aumento da capacidade de energia elétrica vista o elevado índice de queda de energia que ainda persiste na região, o que tem afetado alguns setores principalmente o fumageiro.
-Conclusão da Rodovia SC 477 no trecho Papanduva/ Itaiópolis e recuperação do trecho Canoinhas/Major Vieira.
-Apoio na geração de emprego e renda através do incentivo a agroindústria, suinocultura e avicultura.
Prioridades microrregionais – âmbito federal:
-Recuperação do trecho da rodovia BR 280 – Canoinhas/Porto União;
-Mudanças na legislação em relação às pedreiras – volta da autonomia dos municípios em relação a exploração.
-Viaduto – entroncamento BR 116/280 – trevo de acesso a Canoinhas – desvio ligando diretamente ao km 09.
-Ferrovia – ligação Mato Grosso-Santa Catarina – interligação Porto União, Irineópolis, Canoinhas, Três Barras e Mafra.
-Celeridade da reforma tributária – unificação ICMS.
-Requerimento ao Ministério dos Transportes – revisão em relação ao fechamento de vários acessos na área de concessão da BR 116 – (Auto Pista Planalto Sul).
A próxima assembleia da Amplanorte já está agendada para o dia 22 de fevereiro em Irineópolis, sendo que um dos temas já definidos é a exposição da Celesc em relação à deficiência de energia elétrica na região.
Parece que o nosso “nobre prefeito” tem tempo pra todos, exceto para a sua equipe de funcionários efetivos, que estão esperando até hoje uma pequena reunião… não quero parecer chato mas quando as coisas começarem a andar o Poder Executivo vai precisar muito de seus funcionários e quando a insatisfação se transformar em desmotivação, aí poderá ser tarde demais…