Procurador pede a cassação de Eto e mais oito anos de inelegibilidade

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/10/2012 - 13h34

No último dia 17 o procurador Regional Eleitoral André Stefani Bertuol, emitiu seu parecer no recurso da ação de investigação judicial eleitoral nº 223-89.2012.6.24.0022, ajuizada contra o prefeito eleito Roberto Agenor Scholze, seu vice Milton Pereira e o diretor/editor do Jornal Leitura, deflagrada pelo então candidato Wellington Bielecki a prefeito de Mafra.

Na época, Wellington representou contra Eto e o dirigente do jornal Leitura, alegando que o periódico estava sendo usado indevidamente e de forma abusiva contra ele em benefício de Eto Scholze e de seu vice Miltinho, através de ataques pessoais e diretos durante todas as edições do jornal, promovendo desta forma, propaganda eleitoral negativa contra sua candidatura, inclusive descumprindo determinações judiciais.

Em minuciosa análise do processo, comentando inclusive todas as matérias e notas politicas publicadas contra Wellington, o procurador eleitoral apontou que desde março de 2012 (considerada propaganda eleitoral antecipada negativa), até a edição de 29/09/2012, sistematicamente o jornal atacou Wellington em benefício de Eto.

O Procurador frisou que o uso indevido dos meios de comunicação se dá no momento em que há um desequilíbrio de forças decorrente do abuso da exposição de um candidato nos meios de comunicação em detrimento de outros e vem previsto no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/90.

Salientou que neste caso “…a gravidade da conduta, evidente, porque o dirigente do jornal é também o editor do mesmo e portanto possui o meio de comunicação à disposição para usá-lo da melhor maneira possível em prol de algum candidato, na caso: de Roberto Agenor Scholze…†grifou o procurador eleitoral.

Bertuol, também acredita que houve um desequilíbrio no pleito. Analisando questões como a tiragem e o modo contínuo (desde março de 2012) em que um candidato foi beneficiado em detrimento do outro, somado a pouca diferença entre ambos, de apenas 1,06%, 343 votos, reforça sua convicção de que a referida conduta refletiu no pleito.

Finalizou, concluindo que o desvirtuamento da finalidade informativa dos meios de comunicação em Mafra, para promoção de um único candidato, em franco detrimento de outro, comprometeu efetivamente a igualdade de oportunidades entre os concorrentes no pleito de 2012.

Deste modo o procurador André Stefani Bertuol, pediu segundo o disposto previsto no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/90 que a mesma seja julgada procedente a representação, e que o Tribunal declare a inelegibilidade do representado Eto Scholze e de quantos hajam contribuído para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar.

Agora a decisão cabe aos desembargadores da Corte do TRE catarinense julgar mais este caso, que novamente pode alterar os rumos nas eleições em Mafra.

Será que a “sina†dos Scholze vai continuar: “Ganhar e não levar�

A data do julgamento ainda não foi marcada, acredita-se que até o final de novembro ocorra o julgamento, visto que a diplomação dos eleitos está marcada a princípio, para o dia 08 de dezembro. Quem perder deverá recorrer ao TSE.

- Publicidade -
79 comentários publicados
  1. marcia da silva

    Acho uma pouca vergonha, se ele ganhou foi merito dele, se o Wellington perdeu pela segunda vez, que crie vergonha na cara e pare de perturbar a população, estamos de saco cheio dessa mafia, deixe o Eto governar e ja que o Wellington é o queridinho do governador que ajude o Eto a fazer com que Mafra cresça

  2. JUSTIÇA

    Que a justiça seja feita. Chega de baderna e festa nessa prefeitura. Precisamos de alguém sério e competente para administrar a nossa empresa, “Mafra”..

  3. Ju

    Votei no Eto, mas se isso acontecer eu simplesmente †rasgo†meu titulo e jogo no lixo. Essa cidade é uma bagunça em todos os sentidos. Ganha, não quem o povo decide, mas quem uma mafia organizada de empresarios atrazados decide. Essa cidade nunca será alguma coisa que preste. Vemos novamente a novela JANGO voltando ao ar. A mesmice de sempre. Dá nojo disso tudo. Coloquem quem voces querem e continuem com essa cidade redícula, sem futuro algum.

  4. povo fala

    E agora que saiu essa das ambulancias sanguessugas do pai do eto, sera que esse povo que é fanatico pelo Carlinhos vai acreditar? tenho minhas duvidas pois é só ele falar que não foi ele e sim um espirito do mal que fez isto que seus eleitores acreditarão, afinal para quem acreditou que eles usarão carroça e almoçavão pão com sardinha em baixo de arvores por não ter condiçao

    • ANA

      KKKKKKKKKKKKK É O POVO GOSTA DE SER TROUXA
      TEM MAIS É QUE SE F….
      PESSOAS DECENTES DE INTERESSADAS PELA CIDADE NÃO TEM VEZ O POVO TEM MANIA DE GOSTAR DO DUVIDOSO

  5. RENATO

    mas quem será que vai querer anular as fotos ?

    • Roberto

      Para informar o seu grande conhecimento,exponho que nem a realização de seu cargo foi concluido e o mesmo ja esta destribuindo cargos de secretaria à pessoas que já tiveram oportunidades de estabelecer uma cidade digna ao povo mafrense. E Por ventura nada concretizou, não esquecendo que o nosso dinheiro caia todos os dias nessas mesmas mãos.
      Vamos ser democraticos e tirar essa venda de poluição da politicagem das nossas vistas e sim agregar e ter um conhecimento holistico de toda essa geração futura e de sua linhagem.

  6. Roberto

    PERGUNTO…
    POVO MAFRENSE Pararão para pensar por que teve tanto foto, nulo em Branco nessa eleição?
    “ O POVO “MAFRENSE vem anos após anos, sofrendo com mentiras, de seus candidatos políticos, que dizem ser†Mafranseâ€. Mas em momento algum, pensou no nosso POVO aquele que realmente e que faz eles estarem lá no poder como Prefeito. No entanto eles se preocupam, só com eles mesmos, olhado e se preocupando para julgar a oposição, com comentários mesquinhos, esquecendo-se do principal que e o nosso POVO MAFRENSE, que não temos: saúde, educação, saneamento básico, as ruas estão pior que “carreiro de carroça†Cadê os empregos para que sustente a família! Acho que chegou a hora de vocês povo Mafrense dizer chega…
    Enquanto não mudar nossos políticos vão anular os fotos.
    Estarei sempre aqui.
    Pois sou um cidadão, e de olho na nossa querida CIDADE MAFRENSE.

  7. mafrense

    O ETO GANHOU POR POUQUÃSSIMOS VOTOS, A POPULAÇÃO FICOU DIVIDIDA ENTRE OS CANDIDATOS E NADA MAIS JUSTO QUE TOMAR POSSE AQUELE QUE REALMENTE GANHOU A ELEIÇÃO DIGNAMENTE. DIZ O DITADO POPULAR: “ONDE Hà FUMAÇA, Hà FOGO”, PORTANTO QUE A JUSTIÇA RESOLVA ESSE PROBLEMA COM JUSTIÇA E QUE PRINCIPALMENTE OS MAFRENSES SEJAM RESPEITADOS NESSA SUJEIRA TODA CHAMADA POLÃTICA.

  8. peixe

    meu deus se ele for cassado povo nao deve aceitar e mostrar força e pedir entao nova eleiçao pois se o voto povo foi decidido pra eto prefeito nao devemos aceitar segundo colocado assumir e mas ainda esses que foram camdidatos nao serem candidatos pessoas diferentes povo tem voz e vez nao vamos ficar de braços cruzados mafra da virando circo pois povo voto e depois se coloca outro mafra tem que reagir mafrenses ja deram uma resposta nas urnas com tanta gente sem votar se nulo e branco agora juiz tem ver povo ta cansado dessas coisas essa historia do jornal o segundo colocado tem ter vergonha assuma perdeu tem que se conformar ,,,,,,,,,,,,,,

  9. Carlos

    Calma pessoal, é apenas a manifestação do procurador, quem vai decidir são os 7 juízes do TRESC. Torço pelo Eto, mas apenas para esclarecer, na ação que analisa o abuso de poder por meios de comunicação, não precisa comprovar que o candidato pagou por matérias, apenas que foi beneficiado. Caso contrário, nunca haveria condenação. Mas acho que isso não vai dar em nada e ele será diplomado.

    • Paulo césar

      Ué, se não precisa comprovar basta um jornal fazer de propósito, “beneficiar” um candidato com o objetivo de cassa-lo caso seja eleito..

  10. anabelly

    meu deus como mafra tem pessoas invejosa pq isso vae la eto nao ligue pra oq falam eu sei que vc vae vencer…

  11. João

    Na verdade o que vejo da oposição em Mafra, é que eles preferem parar a cidade para poder chegar ao poder. Ou seja, não trazem projetos, não fazem parcerias com o prefeito, tudo porque querem chegar a prefeitura.

    Pra mim isso tá bem claro, então, chora, pode chorar, mesmo que seja prefeito, será conhecido como o prefeito eleito pelo judiciário, assim como o Paulinho virou o prefeito dos vereadores.

    :)

  12. gorete

    deixem o eto ser feliz

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.