No último dia 17 o procurador Regional Eleitoral André Stefani Bertuol, emitiu seu parecer no recurso da ação de investigação judicial eleitoral nº 223-89.2012.6.24.0022, ajuizada contra o prefeito eleito Roberto Agenor Scholze, seu vice Milton Pereira e o diretor/editor do Jornal Leitura, deflagrada pelo então candidato Wellington Bielecki a prefeito de Mafra.
Na época, Wellington representou contra Eto e o dirigente do jornal Leitura, alegando que o periódico estava sendo usado indevidamente e de forma abusiva contra ele em benefÃcio de Eto Scholze e de seu vice Miltinho, através de ataques pessoais e diretos durante todas as edições do jornal, promovendo desta forma, propaganda eleitoral negativa contra sua candidatura, inclusive descumprindo determinações judiciais.
Em minuciosa análise do processo, comentando inclusive todas as matérias e notas politicas publicadas contra Wellington, o procurador eleitoral apontou que desde março de 2012 (considerada propaganda eleitoral antecipada negativa), até a edição de 29/09/2012, sistematicamente o jornal atacou Wellington em benefÃcio de Eto.
O Procurador frisou que o uso indevido dos meios de comunicação se dá no momento em que há um desequilÃbrio de forças decorrente do abuso da exposição de um candidato nos meios de comunicação em detrimento de outros e vem previsto no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/90.
Salientou que neste caso “…a gravidade da conduta, evidente, porque o dirigente do jornal é também o editor do mesmo e portanto possui o meio de comunicação à disposição para usá-lo da melhor maneira possÃvel em prol de algum candidato, na caso: de Roberto Agenor Scholze…†grifou o procurador eleitoral.
Bertuol, também acredita que houve um desequilÃbrio no pleito. Analisando questões como a tiragem e o modo contÃnuo (desde março de 2012) em que um candidato foi beneficiado em detrimento do outro, somado a pouca diferença entre ambos, de apenas 1,06%, 343 votos, reforça sua convicção de que a referida conduta refletiu no pleito.
Finalizou, concluindo que o desvirtuamento da finalidade informativa dos meios de comunicação em Mafra, para promoção de um único candidato, em franco detrimento de outro, comprometeu efetivamente a igualdade de oportunidades entre os concorrentes no pleito de 2012.
Deste modo o procurador André Stefani Bertuol, pediu segundo o disposto previsto no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/90 que a mesma seja julgada procedente a representação, e que o Tribunal declare a inelegibilidade do representado Eto Scholze e de quantos hajam contribuÃdo para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar.
Agora a decisão cabe aos desembargadores da Corte do TRE catarinense julgar mais este caso, que novamente pode alterar os rumos nas eleições em Mafra.
Será que a “sina†dos Scholze vai continuar: “Ganhar e não levar�
A data do julgamento ainda não foi marcada, acredita-se que até o final de novembro ocorra o julgamento, visto que a diplomação dos eleitos está marcada a princÃpio, para o dia 08 de dezembro. Quem perder deverá recorrer ao TSE.
É Mafra é realmente uma terra sem democracia…não vale a pena sair de casa pra votar,pois o TRE não aceita o nosso voto…e mto menos certos candidatos aceitam a derrota…
MINHA NOSSAAAAAAAA…..ISSO NÃO ESTà ACONTECENDO NOVAMENTE……NÃOOOOOOOOOOOOOOO
É SÓ PARA MAFRA MESMO…..
JURO QUE VOU MUDAR MEU TITULO PARA RIO NEGROOOOOOO
NÃO É JUSTO
VOTAR ,,,,GANHOU E QUEREM TIRAR
TEM GENTE QUE NÃO SABE PERDER
SÓ PODE SER ISSO
QUE VERGONHAAAAAAAAA
Será que novamente e vontade do povo não vai ser respeitada ?
Sempre foi e sempre será. Mas o povo precisa se informar melhor, ser mais cético no que lê e nas fofocas do dia-a-dia. O candidato que usar de meios sujos, como o Eto fez com o Jornal Leitura atacando o Wellington, já foi e sempre será punido. Isso é justiça meu caro.
Kkkkkkkkk, agora a casa caiu!!!!!!!
Como construir um futuro se o presente é instável? Precisamos nos unir em pról de Mafra e não pensar em satisfazer nossos orgulhos! Queremos nosso prefeito e que este apoie o nosso candidato a deputado federal. Desta forma teremos força polÃtica para atender aos anseios de nossa população. Chega desta ladainha polÃtica! Sejamos francos, o povo escolhe, fiscaliza e cobra seus governantes. Isto sim é cidadania.
Quem é ficha suja,pergunta que não quer calar………………………………..porque tambem uma mãe bem resolvida com a vida ia se expor……………………………..
Mafra esta acordando………………………..
E O CHORO É LIVRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É a busca do poder a qualquer custo pelo candidato derrotado, nem que tenha que atropelar a vontade popular, depois dizem que é pelo bem de Mafra, ou de um certo grupo que investiu alto em uma campanha?
justiça divina………………….
Finalmente os ventos estão mudando por aqui,o povo de mafra realmente tem memoria curta,
nao precisamos nem falar de mensalão, podemos falar de mensalinho mesmo, que ocorreu
aqui em mafra ,na gestão do nosso saudoso carlos scholze,que dava gratificaçoes para seus
funcionarios e cobrava metade pra ele, ABSURDO! Quando o povo não sabe escolher a justiça
tem que intervir sim, falou tem que provar, se não qualquer um poderia dizer oque quisesse
de seus adversarios,é isso ai, isso é MAFRA
Ainda bem que fiz minha casa em Rio Negro, e vou ter o prazer de transferir o meu titulo dessa merda de cidade,que virou uma brincadeira de polÃticos,e que se ferra é o povo Mafrense.
Fez sua casa em Rio Negro mas trabalha onde ?
Se tirar Mafra do lado de Rio Negro, Rio Negro simplesmente morre. Rio Negro não tem policia, não tem saúde, não tem educação, não tem lazer. Ainda bem que tem a estrada que leva pra Curitiba.
Engraçado esses petistas que apoiam o Eto provavelmente foram os mesmos que votaram no dignÃssimo LULA , então vocês devem lembrar que foi no governo do LULA que surgiu o maior esquema de corrupção do paÃs o MENSALÃO. Vocês devem lembrar também que o LULA disse que o MENSALÃO não existiu. Vocês devem lembrar de tudo o que o PT já roubou desse paÃs. Que o LULA que odiava o Maluf se juntou a ele para ganhar a lição em Mafra. Que a presidenta Dilma foi eleita sem ter governado nada antes. Que o Haddad novo prefeito de São Paulo também não governa nem as cuecas dele e agora vai governar a maior cidade do paÃs. É por essas e outras que eu digo chega de PT chega de HIPOCRISIA, chega de um governo MASCARADO, nós queremos transparências. Por que daqui 4 anos vocês que elegeram o ETO são os mesmos que estarão aqui o criticando.
não é com mentiras como as da turma dos sholze que se fazem as coisas o brasil ta evoluindo e tem que acabar com esse tipo de conduta se existir justiça vão caçar o eto e sua turma . ja que boa parte do povo mafrense tem memoria curta o pai dele ja foi cassado por varios problemas com a justiça falando em problemas quem vai dar um jeito no lixão de mafra ta vindo lixo de tudo lado para mafra quero ver ate quando vai suportar e o churume que soltam nas aguas da usina este problema e herança foi deixado pelo pai do eto .
Perfeito Farias. Boa lembrança. Quem dera se todos tivessem a mesma memória na época de eleição.
VOU MUDAR MEU TÃTULO PARA RIO NEGRO…
D O QUE ADIANTA AS PESSOAS SAIREM DE SUAS CASAS PARA VOTAR ,ESCOLHER SEU CANDIDATO E QUANDO A VONTADE DO POVO É FEITA TENTAM A TODO CUSTO MUDAR OS FATOS . NÃO ADIANTA TER ELEIÇÃO EM MAFRA ,AS PESSOAS FICAM DESACREDITADAS DESTE JEITO.SÓ EM MAFRA MESMO……
80% DOS MAFRENSES NAO GOSTAM DE FUTEBOL E NAO HOUVEM FUTEBOL NO RADIO SE O ETO GANHOU FOI O POVO QUE VOTOU NELE E NAO UM PROGRAMA DE FUTEBOL NUMA RADIO E DIGA SE DE PASSAGEM CADA TIME PERNA DE PAU KKK
Me surpreende alguém com tamanha ignorância que proferiu palavras tão bestas como as deste comentário ser alfabetizada!
de nada vale ter esse jornal ou essa tv vejam o exemplo do filho do ratinho seu pai e dono do sbt e o seu filho perdeu em curitiba foi nas urnas que o eto ganhou foi o povo que votou nele entendam vcs querem sacanear o povo me diziam que todo poder vem do povo aqui em mafra querem fazer o contrario e assim vai e nossa cidade fica so em guerinhas politicas e o desenvolvimento NADA RUAS ESBURACADAS DESTRUINDO OS CARROS DAS PESSOAS FALTA DE EMPREGO DE EMPRESAS DE CULTURA DE FUTURO PARA OS JOVENS E VCS EM GUERRA PO VS TEM QUE LUTAR POR MAFRA NAO ENTRE VCS.
O mau não vai vencer o bem…Deus sabe o que é melhor para nós…Basta acreditar….
O maU não vai vencer o bOm… O maL não vai vencer o bEm….. maLLL
E o processo da surra que deram no cara do jornal, esse ainda não deve nem ter saÃdo do papel?
Acho engraçado como a justiça funciona quando o processo envolve gente do partido do governador.
Em 2 anos isso há de terminar, pois o fraco Colombo, não elegeu nem metade dos prefeitos que pretendia, irá pagar o preço por ser um péssimo gestor estadual.
A Força de um Guerreiro não está em sua Espada e sim no desejo de cumprir e fazer justiça.
DEUS É GRANDE
E onde fica a liberdade de expressão né?!! Apoiar um candidato ao vivo na rádio durante uma transmissão de futebol na véspera da eleição não é favorecer um candidato né…Engraçado como as coisas funcionam por aqui….
O RAINHA DO DESERTO…APOIAR SIM, PORQUE NÃO. MAS ACUSAR SEM PROVAS PODE.
Será q estamos falando do mesmo candidato?? o candidato a vice dele foi demitido por ter sido omisso..ele era ficha suja até a noite anterior a eleição…foram registrados boletins de ocorrencia por agressão de cabos eleitorais da coligação dele contra cabos eleitorais de outra coligação..será que são acusações inverÃdicas ou fatos que realmente aconteceram???
Olha só, mas um acreditando nas mentiras. Depois querem dizer que as mentiras não ganharam a eleição pro Eto. É muita burrice.
Por favor não coloquem Deus no meio deste antro que é a polÃtica mafrense!
É VERDADE…DESCULPA ME PERDOE…