Riomafra vive novo drama das enchentes

Publicado por Click Riomafra - 07/06/2014 - 21h00

Última atualização desta página: Terça-feira às 10h – Acompanhe também as últimas informações pelo canal de notícias do portal Click Riomafra, pela rádio Nova Era FM e pela nossa FanPage no Facebook – www.facebook.com/clickriomafra

FOTOS

Participe do Click Riomafra enviando a sua foto para o e-mail minhanoticia@clickriomafra.com.br
Clique aqui e veja fotos publicadas por internautas.

 

Com a forte chuva que caiu na região nos últimos dias, Rio Negro e Mafra revivem o drama das enchentes. Em Mafra os bairros mais afetados são Vila Argentina, Vila Solidariedade, Faxinal e Buenos Aires, onde várias famílias estão sendo auxiliadas pela Defesa Civil e voluntários.

Na noite de sábado as BRs 280 (no km 170) e 116 (próximo ao mercado Avante e Posto Mallon) foram interditadas devido os alagamentos. Desvios foram utilizados, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Até a tarde deste domingo o município de Mafra estava ilhado com a interrupção nas BRs 116 e 280.

Com a BR 116 interditada, a Autopista bloqueou o acesso no trevo da Souza Cruz na tarde do domingo, desviando o trânsito para as ruas centrais de Rio Negro e Mafra, o que causou um grande congestionamento nas duas cidades.

Na manhã desta segunda-feira, na BR 116 no km 2 (em frente ao Centro de Serviços de Mafra) havia interdição. No início da tarde o trânsito foi liberado neste trecho, mas a noite voltou a ser interditado, já que o nível do Rio da Lança voltou a subir. No km 7 (próximo ao posto Mallon) há alagamento, mas com condição de passagem. Já na BR 280 no km 170 ainda há interdição.

O prefeito de Mafra, após reunião com o Conselho Municipal de Defesa Civil, decretou estado de emergência na cidade na tarde deste domingo. Segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira, 74 famílias estão desalojadas e estão sendo alocadas nas escolas Cemma e Caic e no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Não há, no entanto, números oficiais do total de desabrigados porque muitas famílias estão indo para casa de amigos e parentes.

Em Rio Negro, através da entrevista concedida à rádio Nova Era FM, o coordenador da Defesa Civil, Nelson Furtado, afirmou que a situação na cidade está controlada, embora tenha sido tumultuada devido o nível da água ter se elevado rapidamente, surpreendendo a todos. Segundo Nelson, com a ajuda do 5º RCC, Corpo de Bombeiros e voluntários, até a manhã desta segunda-feira mais de 100 famílias foram retiradas de seus locais, onde aproximadamente 30 foram alojadas no Ginásio de Esportes José Müller.

A Defesa Civil continua auxiliando famílias do bairro Vila Paraíso, que é o mais afetado em Rio Negro. Na Vila Paraná, bairro que também é bastante afetado, houve uma boa mobilização por parte dos moradores e as famílias foram retiradas a tempo dos locais atingidos pela água. Outros bairros também foram afetados, como o Motocross, onde o Rio Passa Três transbordou e atingiu casas.

Em entrevista concedida à rádio Nova Era FM na manhã do domingo, o prefeito Milton Paizani lamentou a situação das cidades e informou que a prefeitura está trabalhando para buscar soluções para amenizar as enchentes. Citou a reunião ocorrida recentemente em Curitiba, onde foram discutidos diversos pontos para a atuação da Secretaria do Estado, da Universidade Positivo e o município de Rio Negro, a fim de formar parcerias e convênios para a realização do projeto, para a execução do desaçoreamento e outras ações preventivas do rio Negro, um dos anseios dos moradores ribeirinhos de nossa cidade que vem sofrendo a cada cheia do rio Negro.

DOAÇÕES

A Secretaria de Ação Social de Mafra informa que doações de alimentos devem ser feitas no Ginásio Tutão. Isso porque o colégio Cemma está confeccionando as marmitas que serão entregues às pessoas desabrigadas. As demais doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil, que fica na rua Dr. José Boiteux, 41.

Em Rio Negro as doações podem ser entregues no Ginásio de Esportes José Müller, onde famílias estão sendo alojadas.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, cobertores, roupas de cama e banho, produtos de higiene e água potável são necessários no momento em Rio Negro e Mafra.

A Justiça Federal de Mafra também está com um ponto de coleta para doações aos desabrigados da enchente em Mafra e região.  Ajude doando alimentos não perecíveis, água potável, roupas, cobertores, colchões, fraldas, produtos de limpeza e papel higiênico. Seja solidário, participe doando hoje mesmo e ajude quem está em grande necessidade. Leve sua doação na Justiça Federal: Rua Tenente Ary Rauen, 1567, no Alto de Mafra.

TRAGÉDIA

Infelizmente há um registro de morte em Mafra causada pela enchente. Um homem de 50 anos foi localizado dentro da residência no bairro Vila Argentina na tarde desta segunda-feira.

CUIDADO

O Corpo de Bombeiros pede para que a população de modo geral – e principalmente os voluntários e pessoas que foram atingidas pela enchente – tenha cuidado com a rede elétrica.

TRÂNSITO

A Polícia Militar pede a atenção dos motoristas, já que veículos pesados estão utilizando as vias centrais de Rio Negro e Mafra devido às interdições. Pede-se para que os motoristas mantenham a tranquilidade, sempre sinalizem e mantenham distância entre veículos, além de evitar se aproximar dos locais afetados pela enchente.

REPRESA

Em entrevista concedida à rádio Nova Era FM, Carlos Roberto Mazuti, da CVG, informou que a represa de Volta Grande na cidade de Rio Negrinho está operando dentro das normalidades e não oferecerá nenhum risco para as cidades de Rio Negro, Mafra ou qualquer localidade próxima. A informação foi dada para tranquilizar a população, já que há boatos citando que a qualquer momento a represa poderia causar um caos nas cidades.

BOATOS

A represa no distrito de Volta Grande da cidade de Rio Negrinho, chegou ao nível máximo no final do dia de domingo e foi preciso utilizar extravasores para escoar a água excedente, mas as autoridades enfatizam que as comportas da represa não foram abertas, desmentindo informações que circularam em redes sociais durante o dia.

Uma foto postada na quinta-feira com a intenção de divulgar a iluminação especial que a ponte metálica recebeu está gerando confusão nas redes sociais. Muitos afirmam equivocadamente que a água já atingiu a ponte, mas o que parece ser água, na verdade é o muro onde a câmera foi colocada para fazer o registro da foto. Com o efeito do flash no muro, muitos estão confundindo e até mesmo propagando a falsa informação de que a ponte já estaria coberta pela água.

CONTATO COM A DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Mafra divulgou na manhã deste domingo dois novos números de telefone para contato: (47) 3642-5822 e 3643-7742.

Já em Rio Negro o contato com a Defesa Civil deve ser feito através do número (47) 9180-0568 diretamente com o coordenador Nelson Furtado.

Em Mafra, a Câmara Municipal também está à disposição da população para não acumular atendimentos na Defesa Civil.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Mafra organizou alguns pontos para atendimento à população em parceria com a UPA de Rio Negro. Pessoas que tiverem problemas graves de saúde ou sofrerem acidente poderão ser atendidas na UPA de Rio Negro, que dará o primeiro atendimento e depois fará se necessário, a transferência para a UPA de Mafra. Este plano de ação foi desenvolvido para auxiliar pessoas que tiverem a necessidade de procurar um serviço de saúde, já que em Mafra muitas vias estão interditadas. O Núcleo Materno Infantil também está auxiliando a população em geral no atendimento desde as 14h deste domingo.

As pessoas que estão em abrigos não necessitam sair do local para procurar um atendimento médico, pois uma equipe da saúde irá a todos os locais onde famílias estão sendo abrigadas.

Pacientes que fazem tratamento de saúde fora da cidade de Mafra terão as consultas marcadas para esta terça-feira canceladas devido à dificuldade de acesso às cidades. Os pacientes que teriam viagem para Florianópolis, Porto União, Joinville e Jaraguá do Sul não devem comparecer na secretaria de saúde. Será feito um novo agendamento e todos os pacientes serão notificados por telefone sobre a nova data da consulta.

AULAS

As aulas estão suspensas em toda a rede municipal e estadual da cidade de Mafra nesta segunda-feira até segunda ordem. A informação foi dada pelo prefeito Eto Scholze em entrevista concedida à rádio Nova Era.

Em Rio Negro, o prefeito Milton Paizani informou nesta tarde que a cidade também está em situação de emergência. As aulas nas escolas municipais também estarão suspensas nesta segunda-feira. As creches Lenir Rodrigues, Pequeno Cidadão, Tia Fani e Silvestre Maes atenderão em regime de plantão nesta segunda-feira com funcionamento normal.

A direção da UnC Campus Mafra e Núcleo de Rio Negrinho suspendeu as aulas nos dias 09, 10 e 11 devido a situação atual que se encontra as cidades. As aulas serão retomadas no dia 16 de junho. O comunicado foi feito através do site oficial.

A Unopar, polo Rio Negro, também suspendeu as aulas desta terça-feira.

ATENÇÃO

Algumas pessoas estão se aproximando das áreas alagadas, principalmente na Vila Argentina, curiosas com mais esta calamidade e isso esta causando transtorno para as equipes que estão retirando famílias, pois prejudica a manobra de caminhões, sem contar o risco de acidente. Pedimos que por gentileza evite esta áreas, caso não esteja no local para auxiliar. O comunicado é da Guarnição Especial PM Mafra.

RECONHECIMENTO

Vale ressaltar todo o empenho e ajuda do 5º RCC e de todas as pessoas voluntárias na ajuda às famílias afetadas pela enchente, não somente em Rio Negro, mas em cidades vizinhas também. Além do esforço das pessoas envolvidas, caminhões e viaturas estão sendo disponibilizados no auxílio.

ALERTA

Um alerta geral para a população riomafrense é para evitar contato com água da enchente, pois essa mesma água se mistura com a de fossas. Este alerta é principalmente para crianças que estão brincando nestas águas e tem risco de adoecerem.

FALTA DE ÃGUA

Até a tarde desta segunda-feira alguns bairros de Mafra estavam com problemas no abastecimento de água. Segundo informações passadas à rádio Nova Era, a equipe da Casan está trabalhando para solucionar e prevenir problemas o mais rápido possível.

ITAIÓPOLIS

A cidade de Itaiópolis também sobre com as consequências da forte chuva. Moradores da área rural estão ilhados, já que quase todos os rios transbordaram, bloqueando acessos. Segundo informações de algumas pessoas, a ponte do rio Itajaí, que dá acesso entre Santa Terezinha e Itaiópolis, foi levada pela força da água. O prefeito Gervásio Uhlmann decretou situação de emergência. O morro do Paraguaçu também está interditado devido um desmoronamento. Aproximadamente 50 socorristas estão trabalhando na retirada das famílias das áreas de riscos. Pede-se que quem puder doe colchões, cobertores, agasalhos e alimentos não perecíveis.

HISTÓRIA

Em julho de 1983 a população de Mafra, e Rio Negro, cidade divisa do Paraná, observou perplexa o nível das águas do rio Negro, que corta os dois municípios, subir rapidamente, chegando a 14,57 metros, inundando bairros, destruindo edificações e deixando milhares de desabrigados.

Nove anos depois, em maio de 1992 o nível chegou a 14,42 metros e as águas novamente invadiram as cidades.

Mafra ficou isolada de Rio Negro com a interdição das pontes Rodrigo Ajace e a Dr. Diniz Assis Henning (a ponte Metálica), além da cidade ser dividida pelo rio da Lança, afluente do rio Negro. Houve também a interdição da BR 116 no local onde a rodovia atravessa o rio da Lança. Quatro bairros mais baixos foram atingidos. Cerca de oito mil desabrigados foram enviados a 24 abrigos oficiais, entre salões paroquiais, ginásios, clubes, barracões de empresas e até vagões de trens da antiga Rede Ferroviária Federal.

Clique aqui e leia o artigo Enchentes com a fúria do rio Negro da coluna Fatos Históricos.

- Publicidade -
9 comentários publicados
  1. Everton

    Ja tem uma noticia aqui na pagina sobre doações, mas acho importante ressaltar, vamos ajudar pessoal, da forma que pudermos, tem gente precisando. Acredito que todos aqui tem condição, de doar um pouco, um alimento, uma roupa. e acredito que toda doação sera bem vinda…

  2. Ito

    Enquanto o MP se preocupa em demolir as construções em área consolidada as margens dos rios, deveria dar atenção para a limpeza e aprofundamento da calha desses rios, entulhados com o decorrer dos anos, bem como providenciar muros a exemplo de Paris, Londres e diversas outras cidades da Europa. Vivemos em Pais atrasado e com Poder Público deficiente. Sem perspectivas de mudança.

    • Everton

      Bem colocado. Existem trabalhos que podem ser feitos antes que as tragedias aconteçam… Infelizmente não vivemos esta realidade…

    • ZE

      É SO A POPULAÇÃO PORCA NÃO JOGAR DETRITOS NOS RIOS QUE NÃO VAI HAVER ENTULHOS, FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTE POVINHO.

  3. Tião

    Gostaria de também parabenizar o atendimento do pessoal da Celesc que também estão com botes e barcos tentando deixar o minimo possivel de gente sem luz,e cuidando da segurança da população,pois tem agua quase nos fios de energia.Sei que eles ,e outras instituições estão se esforçando pela população riomafrense.peço aos curiosos de plantão que deixem as fotos de lado e deixem essas pessoas trabalharem. E muito obrigado celesc por salvar tambem meus cachorros

  4. flavia calistro

    parem de brigar doces e inocentes crianças, isso vai passar e rapidinho ser esquecido por todos, não gastem energia a toa, pois tenham certeza de uma coisa, na próxima vez vai ser tudinho igualzinho sem nada ter sido feito,nada não adianta lutar contra os fatos, vamos lá me respondam se puderem, O QUE FOI FEITO EFETIVAMENTE DE 1983 PRA C�????? NADA!!!!!!!!!!!

  5. Cel Marco - Ex-comandante do 5 RCC

    Prezados Riomafrenses,

    Sensibilizado acompanho o drama das enchentes na nossa querida Riomafra, repetindo o sofrimento de 1983 e 1992.
    Trabalhei na enchente de 1992 e posso imaginar o sofrimento de todos.
    Cumprimento o povo e as instituições pelas manifestações de solidariedade e rogo a Deus que ampare a todos nesta hora grave.
    Vai passar, pois Deus e justo e bom!

  6. Larissa

    Alguem pode me informar sobre as aulas nas escolas estaduais em Rio Negro ???

  7. Josélia Aparecida Ruthes

    É lamentável, novamente o drama das enchentes afetando a vida de cidadões Riomafrenses, Por outro lado a solidariedade e o empenho de assistir as vítimas com dignidade é um trabalho extremamente imporyante. Parabéns a todos,

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.