O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o foco da reunião que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, juntamente com Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveu na sexta (12), no auditório do Posto do Sine de Mafra.
O objetivo do encontro foi esclarecer os aspectos da política de assistência social e a participação da SST e da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) na estruturação dos serviços de assistência social dos municípios. “Queremos contribuir para a melhoria do setor da assistência social. O que significa apoio aos municípios para a estruturação dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), dos Conselhos Municipais de Assistência Social e outros ligados ao setor de assistência social”, declarou o secretário Derli Rodrigues.
Hoje a política de Assistência Social trata desde a prevenção até a alta complexidade. E isso foi otimizado com a implantação do Suas. O Sistema Único organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, onde se encaixa o Cras. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.