Como forma de auxiliar o produtor mafrense no que se refere à retirada das embalagens de produtos agrotóxicos das propriedades rurais, a Secretaria da Agricultura e Interior de Mafra iniciou trabalho em parceria com a Acodeplan para amenizar o problema. O secretário Omilton Pereira Filho explicou que em reuniões realizadas nas comunidades rurais recebeu varias solicitações de apoio na solução do grave problema das embalagens de agrotóxicos vazias que vem acumulando-se nas propriedades. “Em contato com a Acodeplan, que é a unidade receptora das embalagens vazias na região, ela informou não dispor de veículo para o recolhimento nas propriedades”, salientou, explicando que, diante da situação e sensibilizado com o problema, o prefeito Jango Herbst determinou que a Prefeitura Municipal fosse parceira na amenização do problema que afeta tanto o produtor como o meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Agricultura e a Acodeplan realizaram palestras de conscientização e orientação nas comunidades e já fizeram dois recolhimentos de embalagens em pontos estratégicos, nas seguintes comunidades:
Dia 15 de julho – comunidade de Augusta Vitória, abrangendo as comunidades de Rio do Cedro, Avencal do Saltinho, Vila Schafascheck e Guarupu.
Dia 30 de setembro – comunidade de Butiá dos Tabordas, abrangendo as comunidades de Barracas, Caillet, General Brito, Campina Konkel, Corredeira e Riberãozinho.
Relevância
O secretário Omiltom Pereira Filho destacou que as atividades já realizadas foram de relevância aos produtores, recolhendo uma grande quantidade de embalagens. Ele explicou que em razão da importância do trabalho, que além de despoluir a propriedade ainda auxilia o meio ambiente, o município dará continuidade à ação, agendando o recolhimento em outros pontos chaves das comunidades agrícolas. Omilton agradeceu o apoio das Secretaria Municipais de Obras – que cedeu o veiculo para transporte das embalagens e Educação – que apoiou na divulgação junto as escolas do interior.