A Prefeitura de Mafra informa que a Secretaria Municipal de Saúde continuará fornecendo a vacina contra Influenza durante esta semana. Quem não tomou a dose no período da campanha, poderá tomá-la até a próxima-sexta, 26 de abril, no Núcleo Materno Infantil ou em qualquer unidade de saúde dos bairros e interior do município, no horário das 8 às 12h e das 13h30min às 17h.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza aconteceu no período de 15 a 20 de abril. Segundo dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, até o final do dia D foram vacinados aproximadamente 05 mil (53%) pessoas dentro da população alvo prevista pelo Ministério da Saúde de 13 mil. A Secretaria espera atingir percentuais maiores da meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo até o próximo dia 26 de abril. Do total até então vacinados aproximadamente 47% eram crianças de 06 meses a menores de 02 anos, 93% profissionais da saúde, 50% gestantes, 61% puérperas e 51% idosos.
Quem pode ser vacinado
Podem ser vacinados contra a gripe crianças de seis meses a menores de dois anos (apresentar carteirinha de vacinação); gestantes em qualquer idade gestacional (apresentar carteirinha da gestante ou exame que comprove a gravidez); puérperas, ou seja, mulheres que ganharam bebê no período de até 45 dias após o parto (apresentar certidão de nascimento do filho, ou cartão gestante, ou documento do hospital onde ocorreu o parto); população indígena, a partir dos seis meses de idade; indivíduos com 60 anos ou mais de idade (apresentar carteira de identidade); população privada de liberdade; trabalhadores da saúde (aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade).
Neste ano a vacina foi estendida também aos portadores de doenças crônicas. Essas pessoas devem providenciar junto ao serviço de saúde ou médico de sua preferência, a prescrição médica conforme indicação para ser apresentado no ato da vacinação. A apresentação será obrigatória.
Mais informações no Núcleo Materno Infantil, pelo telefone (47) 3642-6377.
“população privada de liberdade” ou seja, presos. Esses são vacinados, os trabalhadores não. Crianças das escolas não. Parabéns Brasil, parabéns políticos, parabéns Leis ridículas.