Na última quarta-feira, 17, o secretário de Educação e vice-governador, Flávio Arns, visitou a sede provisória da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de Rio Negro. Na qual verificou as salas onde são ministradas aulas de educação de Jovens e Adultos e cursos livres de horticultura, jardinagem artesanato em fibras naturais.
A presidente da APAE, Marilda A. L. Fernandes, apresentou ao vice-governador a equipe de trabalho da instituição, composta por professores especializados e agentes de apoio I e II, cedidos através de Convênio de Amparo Financeiro.
Foi explicado ao Flávio Arns que os projetos são também mantidos por doações de colaboradores e recursos adquiridos por leis de incentivo. São beneficiados pela Proposta Educacional da APAE, alunos cujas famílias recebem menos de três salários mínimos por mês.
Estavam presentes nesta visita os chefe do NRE AMSul, Maurício Ferraz da Costa, o técnico Pedagógico do DEEIN, Mozart Petruy e diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, Walquíria Onete Gomes.
Ao verificarem o trabalho realizado pela Escola de Educação Básica “Sebastião Malaquias Gomes” – Modalidade Educação Especial, no sentido de que ofertam integralmente a nova proposta pedagógica inspirada no paradigma da inclusão, da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos tanto o secretário como vice-governador aprovaram.
“As atividades expostas aos visitantes reforçam as possibilidades da nova proposta pedagógica para as Escolas na Modalidade da Educação Especial, cujo programa é desafiador e de suma importância, uma vez que suas práticas propiciam o envolvimento e crescimento dos profissionais, bem como serve de alicerces para a efetiva participação do aluno de acordo com seu potencial dentro da diversidade que nos caracteriza e nos humaniza”, finalizou diretora escolar, Márcia Elaine Gomes.