Olá, bumeranguers!
Quando começamos a praticar o bumerangue, Ă© fácil ficarmos empolgados e exagerarmos nos arremessos, muitas vezes sem estarmos nem um pouco preparados para essa quantidade de exercĂcio fĂsico (entendam isso como “acabando de sair do sedentarismo completo) e, ao contrário do que pode parecer, o bumerangue Ă© um esporte que exige bastante esforço. Por isso Ă© comum que os iniciantes fiquem cheios de dores pelo corpo. O braço dĂłi de tanto arremessar, as pernas doem de tanto correr e as costas doem de tanto se abaixar para pegar o bumerangue depois de um arremesso errado (pra mim, foi a pior dor de todas).Â
Se essas dores  melhoram com o tempo vai depender do organismo de cada um e de com que frequência se pratica, mas vou passar algumas dicas que ajudam bastante a reduzi-las:
- Sempre façam alongamentos antes e depois de arremessar. Do corpo todo, nĂŁo apenas do braço. Lembrem que vocĂŞs podem correr e torcer o corpo inteiro pra fazer uma pegada mais difĂcil, entĂŁo Ă© bom estarem preparados. Se vocĂŞs nĂŁo sabem alongar, procurem alguĂ©m que possa dar orientações (um professor de educação fĂsica do seu colĂ©gio, de seus filhos, de seus amigos…)
- TambĂ©m Ă© bom fazer um aquecimento. Uma corrida bem leve, um polichinelo… vocĂŞs decidem. Muitos aquecem já arremessando, usando um bumerangue leve, de curto alcance, fácil de colocar giro e de pegar. Depois passam para modelos que exigem mais força.
- Se poupem. Como o braço é a parte do corpo mais utilizada, vocês devem poupá-lo. Lembrem sempre que o principal no bumerangue é o giro, e não a força. Não apliquem força desnecessária em modelos leves. Para modelos que precisam de mais força, usem todo o corpo para arremessar, não só o braço. Aprendam a girar a cintura e o tronco para somar força ao arremesso (quem pratica artes marciais sabe bem disso). Com treino vocês conseguem controlar e usar melhor sua força.
- NUNCA parem o braço bruscamente depois do arremesso. Isso Ă© um vĂcio de postura terrĂvel, pois força o cotovelo e causa dor depois de alguns poucos arremessos. Sempre deixem o braço seguir o movimento circular descendente (para baixo) depois de soltar o bumerangue, indo parar pouco acima das costelas inferiores, mas sem que a mĂŁo se choque contra elas. Se fizerem isso, vocĂŞs vĂŁo sentir a diferença.
Notem que a maioria das coisas nĂŁo passam de bom senso, mas a maioria das pessoas acaba esquecendo ou simplesmente ignorando tudo isso e acaba sofrendo as consequĂŞncias. Procurar algum profissional que lide com exercĂcios fĂsicos (instrutores de academias, fisioterapeutas, professores de educação fĂsica, ortopedistas etc.) sempre pode ser proveitoso. AlĂ©m de alongamentos e aquecimentos perguntem como vocĂŞs podem melhorar a postura, evitar contusões e que tratamentos podem ajudar a reduzir as dores.
Bons ventos a todos.
ĂŤtalo Carvalho.
http://bumerssa.blogspot.com