USO DE ELÁSTICOS: |
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Geralmente para dias de vento mais forte. Enrole um elástico em cada asa do bumerangue. Quanto mais para as pontas colocar, mais “arrasto” (freio) será dado ao bumerangue.Bumerangue Tri Fly original em polipropileno, criação de Eric Darnell. |
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Os modelos de duas asas também podem ser regulados com elásticos, como nesta foto.Bumerangue CC15
Shaper e Desinger: Jerri Leu |
USO DE FUROS: |
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Os furos geralmente são usados para diminuir a rotação do bumerangue. Bumerangues que flutuam muito no momento de chegada, no caso os de trick-catch, tendem a “escapar”, então, os furos nas pontas ajudam a diminuir esta flutuação.Bumerangue Tri Fly original em nylon (Eric Darnell)
Shaper e Designer: Jerri Leu |
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Nos bumerangues para a modalidade 30m Relay, por exemplo, os furos fazem o boom perder o giro e ficar fácil para a pegada.Parte de trás do Thunder, com furos de tamanhos diferentes nas asas e no centro.
**Shaper: Jerri Leu
Designer: Sandro Web Rider
Detalhe: os furos são permanentes, mas podem ser tapados com fita! Sem problemas |
USO DE PESOS: |
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Você poderá fazer com que seu bumerangue atinja maiores distâncias, colocando pesos (como moedas de 1 centavo) nas pontas das asas. Se colocar um peso no centro do bumerangue, a distância tende a diminuir.Shaper e Designer: Jerri Leu |
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Doblers com pesos em posições diferentes. O bumerangue de baixo é denominado “outsider” (o que voa por fora). O peso está na ponta, o que faz ir mais longe.
O de cima é o “insider” (que voa por dentro e cai primeiro). O peso está mais para o centro do boom. |
TORÇÕES: |
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Quando se quer que o bumerangue faça uma volta mais curta, dá-se uma torcida para cima, na ponta da asa.Quando se quer que ele vá mais longe, faz-se o inverso, torcendo-se para baixo.
Torção para cima, fazendo o boom fazer a volta mais curta. Nesta regulagem, dependendo da torção, o bumerangue também perde giro.
Nos AMBIDESTROS, esta é a regulagem para DESTROS! |
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Torção para baixo, faz com que o boom vá mais longe.Nos AMBIDESTROS, esta é a regulagem para CANHOTOS! |
EMPENAMENTOS – (BEND-UP / BEND DOWN) |
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Quando se faz esta regulagem “empenando” uma asa, ou outras mais, faz-se com que o boom suba e “flutue” mais. Empenando-se para cima, o boom faz um vôo alto e com maior flutuação.
Pode-se “empenar” uma ou mais asas.**a foto é meramente ilustrativa, o “empenamento” varia para o vôo desejado! |
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Procedendo o “empenamento” para baixo, o boom voará baixo.
Pode-se “empenar” uma ou mais asas.**a foto é meramente ilustrativa, o “empenamento” varia para o vôo desejado! |
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Uma boa forma de se “empenar” todas as asa ao mesmo tempo (e uniformemente) é apoiando uma das asas no polegar, outra no indicador e outra no mínimo (mindinho), então pressionando no centro do boom. |
DESBASTE NAS ASAS – (UNDERCUT) |
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Às vezes o bumerangue tende a “cair” antes de completar a volta, para corrigir isso é feito um desbaste na parte de baixo, na ponta da asa. Isso faz com que haja mais sustentação do boom e complete a volta.Ao lado, o modelo OTTO, com expressivos undercuts nas duas asas.
Shaper e Designer: Jerri Leu |
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Ampliando-se a área da ponta da asa, nota-se bem o desbaste. |
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Alguns modelos, como este Mega Ice-Runner, tem undercut tanto na fuga quanto no ataque.Esse modelo foi desenvolvido para a modalidade LD (atingiu 90 metros!)
Designer: Manuel Schüetz |
CONCAVE: |
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Essa regulagem é feita para encurtar a distância de vôo do boom.
Modelo Mong com concavidades nas três asas.Note também que há undercuts.
Shaper e Designer: Jerri Leu |
MUDANÇA DE “OUTLINE” |
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Muitas vezes é necessário mudar o desenho de um boom, para que tenha outro tipo de vôo, o que caracteriza uma regulagem. Mudança no “outline” de um Renner, de Axel Heckner. Este boom foi modificado para a modalidade Trick-catch.
Shaper e Designer: Jerri Leu |