A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme dirigido por Tim Burton, conhecido por dirigir diversos filmes que remetem ao universo fantástico. O filme do ano de 2005 é a segunda adaptação cinematográfica do livro de Roald Dahl, que já havia sido adaptado para o cinema no ano de 1971.
Em um lúdico mundo colorido, cheio de doces, balas, chicletes e outras guloseimas, um misterioso dona da maior fábrica de chocolates da cidade resolve fazer uma promoção, distribuindo cinco bilhetes dourados com a recompensa de que os vencedores visitariam a fábrica que estava fechada há anos.
O filme de Tim Burton é protagonizado por Johnny Depp com o personagem de Willy Wonka, o dono da fábrica, figura misteriosa e excêntrica, mas muito frágil e com alma infantil. O filme narra a história do pequeno Charlie, um humilde menino que é premiado com um dos bilhetes dourados, e poderá conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolates mais misteriosa e amada de todos os tempos. A excursão é encantada, mas a tentação pelos doces é quase incontrolável. Apenas uma criança conseguirá chegar até o fim da visita.