Spoiler é uma gíria que se refere à quando alguém revela informações sobre alguma parte de uma obra de ficção, como um livro ou filme, sem que a outra pessoa tenha visto antes. Essa palavra tem origem no verbo em inglês spoil, que significa estragar.
Há quem dê spoiler por maldade, mas muitas pessoas inocentemente comentam sobre as cenas e acontecimentos de um filme, série ou livro e acabam afetando a expectativa de quem ainda não conferiu.
Dar spoilers sem aviso é considerado algo muito ruim, e além de irritar algumas pessoas, pode ser até motivo para banimento de usuários em sites ou grupos de debate sobre séries e filmes.
O spoiler não necessariamente precisa contar todo o fato, ou o final da trama. Pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.
Como já citado, a pessoa que dá o spoiler pode agir de maneira inconsciente e acabar falando o que descobriu com outros, sem pensar se as pessoas querem saber. Mas existe também o spoiler “profissional”, que são os sites especializados em contar fatos sobre séries, livros e filmes.
Até mesmo a própria Netflix tem um site específico para isso, chamado de Spoil Yourself onde os espectadores podem votar e decidir quais informações já podem ser consideradas de domínio público.
Spoiler Alert!
A expressão “spoiler alert” é usada quando algum conteúdo sobre um filme, série ou livro pode revelar elementos importante sobre a história. Assim, se uma pessoa ainda não viu um filme ou série e está lendo sobre isso, ao ver esse aviso ela sabe que ali vão ser revelados acontecimentos importantes sobre a série.
Os avisos de spoilers on-line começaram a ser usados em grupos de notícias no início dos anos 90 para preceder informações importantes sobre obras ficcionais. Atualmente, muitos blogs sobre séries e filmes e mesmo a Netflix já contém avisos contra spoilers.
Fonte: Site Dicionariopopular.com