Houve quem se revoltasse contra matéria da France Football que espicaçou o Brasil da copa do mundo. Levantando argumentos sobre porque se deve ter medo de vir ao Brasil para os jogos, a revista alinhavou argumentos que, convenhamos, espelham a realidade das coisas.Eis alguns pontos levantados:
– A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.
– A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
– Tudo se desenvolve a base de propinas.
– Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
– Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.
– O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à polÃtica.
– A carga tributária do Brasil é altÃssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo.
– Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na SuÃça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.
– A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a Ãfrica do Sul na época do Apartheid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o paÃs oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
– O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
– A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha.
Algum exagero?