Frequentemente se diz, que os erros proporcionam grandes oportunidades de aprendizagem. Em certo ponto proporcionam, mas é muito melhor não cometer esses erros.
10 Erros Comuns na Liderança
Neste artigo, vou relacionar 10 erros de liderança mais comuns e destacar o que você pode fazer para evita-los. Você vai poder aprender aqui, em vez de aprender na pratica, como consequência, pode lhe trazer algum tipo de prejuízo.
1-Não fornecer Feedback
José (Nome fictício) é um representante de vendas talentoso, mas ele tem o hábito de atender o telefone de forma pouco profissional. Seu chefe está ciente disso, mas ele está esperando por ele na avaliação de desempenho para lhe dizer onde ele está cometendo um erro. Infelizmente, até que faça a avaliação, não foi alertado para o problema, vai continuar atendendo mal clientes potenciais.
De acordo com 1.400 executivos ouvidos pela The Ken Blanchard Companies, deixar de fornecer feedback é o erro mais comum que os líderes fazem. Quando você não fornece um feedback imediato para a sua equipe, você está privando da oportunidade de melhorar seu desempenho.
Para evitar este erro, aprenda a fornecer regularmente um feedback.
2-Não ter tempo para sua equipe
Quando você é um gerente ou líder, é fácil ficar tão envolvido em sua própria carga de trabalho que acaba não tendo tempo para ouvi-los
Leia também: Nove razões para você ou sua empresa contratar um coach executivo
Claro, que você tem projetos e que precisa entregar. Mas a sua equipe deve vir em primeiro lugar – sem você estar disponível quando eles precisam, não saberão o que fazer, eles não terão o apoio e a orientação que precisam para atingir os seus objetivos.
Evite este erro organizando sua agenda, é muito importante, uma equipe precisa do seu líder orientando para que possam executar suas tarefas de uma forma correta. Para que você possa estar mais consciente com as necessidades de sua equipe, e ter um tempo regular, para que a sua equipe saiba quando eles podem contar com a sua ajuda.
Uma vez que você está em um papel de liderança ou de gestão, sua equipe deve sempre vir em primeiro lugar.
3-Ser muito individualista
Um membro da sua equipe acaba de concluir um projeto importante. O problema é que ele entendeu mal as especificações do projeto, e você acabou não estando em contato com ele enquanto ele trabalhava neste projeto. Agora, ele completou o projeto e fez tudo errado, e você se depara tendo que explicar para um cliente insatisfeito, e agora?
Muitos líderes querem evitar micro gestão, mas preferem ir para o extremo oposto (com um estilo de gestão individualista) não é uma boa ideia, você precisa obter um equilíbrio certo.
4-Ser amigo íntimo de membros da equipe
A maioria de nós queremos ser visto como simpáticos e acessíveis para as pessoas em nossa equipe. Afinal, as pessoas são mais felizes trabalhando para um gerente bondoso e amigo. No entanto, algumas vezes você tem que tomar decisões difíceis em relação às pessoas de sua equipe, algumas pessoas se aproveitam do seu relacionamento, quando você se torna muito intimo da pessoa.
Isso não significa que você não possa ser bondoso com a sua equipe. Mas você precisa saber separar o pessoal do profissional, caso haja necessidade de tomar alguma ação que não seja muito agradável, importante sempre deixar muito claro para a equipe.
5-Falta de metas
Quando sua equipe não tem metas claras, eles fazem o que vem pela frente, sem um planejamento. Eles não podem ser produtivos se eles não têm ideia do que estão fazendo, ou o que tem de significado o seu trabalho. Eles também não conseguem colocar em ordem correta os trabalhos designados, surgindo perca de produção, falta de motivação e uma série de outras situações.
Leia também: Gerenciamento: Como são suas habilidades?
Pode se evitar este erro, utilizando um sistema de metas, baseado no SMART, assim ajudará alinhar sua equipe de uma forma muito eficiente.
6-Motivação
Você sabe o que realmente motiva sua equipe?
Não pense que somente dinheiro motiva a equipe. Muitos líderes cometem o erro de achar que sua equipe está somente por dinheiro, deixando outros valores de lado, tornando uma equipe instável.
Por exemplo, as pessoas que procuram um maior equilíbrio trabalho pode ser motivado por outros fatores. Serão motivadas diversas formas, uma lembrança com seu nome, um muito obrigado, parabéns, existe inúmeras formas de se motivar uma equipe, mas lembrando que precisa ter uma sequência, um planejamento, uma constância.
7-Recrutamento
O nosso país vive em uma fase terrível, falta de vendas, derrepente vende mais que o normal, e como fazer para equilibrar? Quando sua equipe tem uma grande carga de trabalho, é importante ter pessoas suficientes. Caso falte algum colaborador no quadro, é muito importante que se preencha rapidamente, caso demore pode ser desastroso.
Curta a pagina: https://www.facebook.com/joaoricardocoach
Um outro erro, é quando quer muito rápido o recrutamento, levando recrutar pessoas erradas para a sua equipe: pessoas que são pouco comprometidas, ineficazes ou improdutivas. Podem acabar influenciando os demais da equipe tirando a produtividade ou mesmo, deixando os demais desmotivados pelo fato de não ter uma pessoa comprometida.
Você pode evitar este erro, utilizando a ferramenta DISC, uma análise comportamental, que mostrará se essa pessoa está apta ao cargo.
8-Seja exemplo
Se você faz telefonemas pessoais durante o tempo de trabalho, ou falar negativamente sobre o seu diretor, você pode esperar que as pessoas em sua equipe irão fazer o mesmo.
Como líder, você precisa ser um modelo para sua equipe. Isto significa que se eles precisam de ficar até mais tarde, você também deve ficar até mais tarde para ajudá-los. Ou, se a sua organização tem uma regra que ninguém come em sua mesa, em seguida, de o exemplo e vá para a cozinha e almoce. O mesmo vale para cada atitude sua – se você estiver passando por uma fase difícil e estiver muito negativo, não se surpreenda a sua equipe estiver agindo da mesma forma que você.
Então lembre-se, sua equipe está te observando o tempo todo. Se você quer moldar o comportamento da equipe, comece por você. Eles vão seguir o exemplo.
9-Não Delegar
Alguns gerentes não delegam, porque eles sentem que ninguém o trabalho bem feito como você. Isso pode causar enormes problemas como gargalos, tornando uma equipe estressada e desorganizada.
Delegar precisa de esforço e muitas vezes dficil, principalmente para aqueles que são centralizadores, e pode ser difícil confiar em sua equipe para fazer o trabalho corretamente. Mas a menos que você delegue algumas tarefas, você nunca vai ter tempo para se concentrar nas tarefas mais importantes.
10-Incompreensão do seu papel
Depois de se tornar um líder ou gestor, suas responsabilidades são muito diferentes daquelas que você tinha antes.
No entanto, é fácil esquecer que o seu trabalho mudou, e que agora você tem que usar um conjunto diferente de habilidades para ser eficaz. Isto leva a que você não faz o que foi contratado para fazer – liderança e gestão.
Outros sobem para a cabeça, acham que podem ficar em uma sombra, enquanto a sua equipe trabalha, engano seu, aumentará o seu trabalho, você é responsável por uma série de novas situações e as exigências
Gostou do conteúdo? Tem algum comentário? Envie suas dúvidas paracontato@joaoricardocoach.com.br e eu terei o maior prazer em respondê-lo.
Quer se tornar um profissional de sucesso?
Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.
Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!
Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:
joaoricardocoach | joaoricardocoach
Um forte abraço e fiquem com Deus!
João Ricardo Leader Coach