Todos concordam o quanto importante é o reconhecimento, mas a maioria das organizações não parecem entender direito sobre o assunto. Isto é triste, porque o primeiro e mais importante passo requer uma pequena ação, as vezes o fato de um simples feedback positivo, tudo transforma.
Nesses últimos 15 anos tenho observado que muitas empresas estão deixando de diminuir seus custos por causa desse pequeno detalhe “o reconhecimento”. Mas baixar custos? O que tem a ver com isso? Sim, tem muito, um funcionário reconhecido trabalha com vontade, dedicado, faz com amor, defende a empresa em todos os instantes, e a última coisa que passa por sua cabeça é sair desta, portanto a rotatividade diminui consideravelmente e a procura de novas pessoas para entrar em sua empresa, aumentam, pois, a imagem que os demais irão transmitir é como eles veem, portanto será positiva.
Existem diversas formas de reconhecimento, tenho observado que não é só dinheiro que traz alegria e sim qualquer coisa, mas que seja realmente mostrado o quanto a empresa está contente com sua equipe, o quanto o líder se importa com seu subordinado.
Leia também: A importância do comprometimento da Equipe
Outros criam sistemas de reconhecimentos, mas não estruturam, acaba que com o passar dos dias perde o efeito de todo o trabalho realizado, não tendo mais reconhecimento, o povo se torna desacreditado.
Para criar uma cultura honesta de reconhecimento, você precisa contratar pessoas que fazem isso bem, pedindo exemplos de reconhecimento relacionados durante um processo de entrevista, liderar pelo exemplo, personalizar seu louvor, e ser específico. Se você não está vivendo estes princípios em todos os níveis da sua organização – não apenas gerente para empregado, mas colega-a-colega e até mesmo colaborador para gerente – você não vai conseguir os resultados que você deseja ou envolver os seus melhores funcionários.
Com o trabalho de Coaching que tenho exercido em várias empresas, a primeira causa de uma equipe desmotivada, é a falta de reconhecimento, e digo com certeza, não é muito fácil eles confiarem em sua liderança, ainda mais com várias tentativas frustrantes de reconhecimento que não deram certo em todo decorrer do tempo. Mas nada que um trabalho bem feito, que venha surtir resultados positivos e movendo a equipe para uma nova fase e uma construção de uma empresa altamente competitiva.
Um forte abraço e sucesso!
Entre em contato: contato@joãoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.
>> Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!
Mude para melhor! Quero lhe ajudar