Tutu: Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, a parte, uma pasta não muito lÃquida da farinha com água, depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.
Bem fresquinha: Quando sobrar extrato de tomate, guarde-o num recipiente de vidro, cubra com uma camada de óleo e feche bem.
Feijão: Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira, o feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.
Cebola boa: Experimente deixar a cebola com casca de molho na água quente antes de usá-la na salada. Outra dica, é fatiar, colocar na água quente por alguns minutos, escorrer bem e mergulhar as argolas da cebola em água gelada com uma pitada de açúcar.
Sopa: A sopa de feijão ficará deliciosa se você bater o feijão no liquidificador com tomates maduros e um pouco de água, coando depois numa peneira.
Embalando produtos: Produtos embalados em papel e vidro têm menos impacto no ambiente do que aqueles em plástico e isopor. Prefira embalar alimentos com papel manteiga, no lugar do filme plástico. A natureza agradece.
Feijoada
– Para tirar o excesso de sal da feijoada, adicione uma pitada de açúcar.
– Engrosse o caldo da feijoada acrescentando uma colher de sopa de amido de milho diluÃdo em um copo de água morna.
– Para a feijoada ficar mais leve, acrescente um copo de caldo de laranja, quando ela já estiver pronta.
– Para tirar a gordura excessiva da feijoada, adicione, durante a fervura, um limão-galego, inteiro e com casca, cortado em cruz, antes de servir a feijoada, retire o limão.
– Faça uma feijoada rápida, sem deixar as carnes salgadas de molho, usando metade das carnes frescas, elas absorverão o sal, dando o ponto certo ao tempero.