– Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo, dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.
– Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos, enxugue e frite em óleo quente, sem sal, elas ficarão bem sequinhas.
– Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato, isto fará também com que elas não grudem.
– O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve as batatas já cozidas e amassadas.
– Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.
– Acrescente ao purê de batata uma colher (chá) de fermento em pó, bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos, o purê crescerá, ficando leve e cremoso.
– Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir.
– Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque-as numa vasilha com água fria.
– Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloque na água algumas gotas de limão,vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola.
– As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção, para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.