Ovos mais firmes: Quando fizer “ovos pochê”, junte a água sal a gosto e vinagre. Os ovos ficarão mais firmes e bem gostosos.
Feijão preto: Ele vai muitíssimo bem na feijoada, mas também pode ser o bom companheiro do arroz no dia a dia. Adicione a água do cozimento, caldo de legumes ou de carne a seu gosto. Depois, tempere-o normalmente caprichando na cebola e no alho, junte folhas de louro de pimenta do reino em grãos. Deixe ferver até que o caldo fique bom grosso.
Sobraram gemas: Você fez um delicioso merengue e as gemas sobraram. Elas duram alguns dias na geladeira se guardadas em recipiente fechado e cobertas com água filtrada.
A maçã murchou: Mesmo quando guardadas na geladeira, isso acontece. Não desperdice. Corte as frutas em pedaços pequenos e cozinhe com um pouquinho de água, açúcar e canela (opcional). Usando o liquido que sobrou do cozimento, prepare gelatina de sabor morango conforme as instruções da embalagem. Junte as frutas cozidas, misturando bem. Leve para gelar. É delicioso.
Bem fresquinha: Quando sobrar extrato de tomate, guarde a massa num recipiente de vidro, cubra com uma camada de óleo e feche bem.
Cebola boa: Experimente deixar a cebola com casca de molho na água quente antes de usá-la na salada. Outra dica é fatiar, colocar na água quente por alguns minutos, escorrer bem e mergulhar as argolas da cebola em água gelada com uma pitada de açúcar.
Refogado incrementado: Quando fritar cebola e alho, experimente acrescentar uma colher de margarina ao óleo. Você verá a diferença no sabor.
Batata frita deliciosa I: Para ficarem crocantes por fora e macias por dentro, cozinhe as batatas com a casca até ficarem levemente macias. Depois de frias, descasque e corte em forma de palito. Frite em óleo quente até ficarem bem douradas. Escorra em papel absorvente, acrescente sal a gosto e sirva a seguir.
Batata frita deliciosa II: Depois de descascadas e cortadas a gosto, coloque a batata de molho em água e duas colheres (sopa) de vinagre. Deixe assim durante 30 minutos, depois escorra bem e leve para fritar.
Sem sal: Para que a mandioca cozinhe mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere só com sal ou a gosto.
Nada de crostas: Quando preparar cremes ou pudins, depois de cozidos, polvilhe a superfície com açúcar. Assim não formará aquela indesejável película grossa em cima.
Todo cuidado é pouco: Quando for comprar peixes, preste atenção no aspecto dos olhos. Eles devem estar brilhantes, enquanto que a carne deverá estar firme (aperte com os dedos para certificar-se) e as guelras bem vermelhas.