Suflês mais macios: Apenas meia colherinha de fermento adicionada aos ovos, vão deixar os suflês bem mais macios. Experimente.
Para não empelotar: Para que a farinha não empelote quando misturada a algum líquido, basta acrescentar um pouquinho de sal e mexê-la sempre.
Substituindo a baunilha por canela: Quando não se tem essência de baunilha, um ramo de canela vai resolver o problema, dando perfume e um sabor mais delicado ao pudim.
Frituras: Qualquer fritura a milanesa, para que fique dourada deve se fritar em óleo bem quente e em abundância, de forma que fique submersa. O mesmo cuidado deve ser tomado com as batatas fritas. Para saber quando o óleo está quente, no ponto para colocar o alimento, basta jogar um palito de fósforo na frigideira. Quando o fósforo acender, é porque a gordura já está quente.
Mel: Além de ser um alimento delicioso, o uso habitual do mel regulariza os intestinos e perfuma o hálito.
Manteiga com ervas: Substitua a manteiga comum pela manteiga com ervas no preparo de sanduíches de presunto, frango e outras carnes frias. A receita é simples, misture 120g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente, com a casca ralada de meio limão e 2 colheres (sopa) de salsinha ou cebolinha verde bem picadinha.
Cebola empanada: A cebola cortada em anéis, passadas em leite, farinha, ovos batidos e depois frita acompanha bem um peixe assado. Sal ou limão eliminam o cheiro de cebola que fica nas mãos.
Fritando com manteiga: Quando fizer frituras com manteiga, acrescente 1 colher (sopa) de óleo. É que a manteiga queima a temperaturas elevadas. E a mistura não alterará o sabor. As frituras não ficam queimadas se colocarmos uma rolha na frigideira. Ao fazer frituras, coloque no óleo frio um palito de fósforo. Assim que o fósforo acender, o óleo está no ponto.