Batatas
– Para que as batatas fiquem inteiras quando cozidas, antes de fervê-las unte-as com vinagre.
– Quando as batatas estiverem murchas, lave-as muito bem, coloque em recipiente com água fria e ponha-as na geladeira durante algum tempo.
– A batatinha ficará crocante do jeitinho que todos gostam se, antes de fritá-las, você a passar na farinha de trigo.
Cebolas
– Para dar um bom paladar às cebolas, experimente mergulhá-las durante 20 minutos, antes de cozinhar, numa vasilha com água quente e sal.
– Para que você não chore enquanto descasca a cebola, basta mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la.
– Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois resseca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.
Limões
– Os limões ficarão com mais caldo se colocá-los inteiros num vidro com água no refrigerador durante algumas horas.
– Utilize limão e vinagre com sal para limpar metais.
– Limão nos coquetéis de frutas, ou nas vitaminas, evita que fiquem enjoativas.
Tomates
– Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma colherinha de açúcar.
– Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 min. Ficará mais rijo e mais fácil de ser cortado.
– Tomate sem pele se consegue mergulhando o legume rapidamente em água fervente (para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama o fogão para chamuscar (este truque também serve para tirar a pele de pimentões).