Para descascar: Deixe os dentes de alho de molho durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não vai ficar com as mãos cheirando alho.
Molho: Adicionar uma colher de sobremesa de açúcar numa panela de molho é o suficiente para acabar com a acidez. Outra opção é adicionar algumas gotinhas de adoçante ao invés do açúcar.
Sem água: As verduras ficam mais nutritivas se foram cozidas sem água. O próprio líquido que suas folhas soltam já é suficiente para o cozimento. Experimente fazer chicória refogada assim: Lave bem as folhas e rasgue-as em pedaços médios. Frite alho esmagado num fio de óleo na panela de pressão, junte a chicória e sal a gosto. Tampe a panela de pressão e deixe no fogo contando uns dois minutos depois que começar a chiar. Desligue e deixe tampado até sair toda a pressão. Está pronto.
Bem sequinho: Quando fizer saladas de verduras cruas, certifique-se de que estão bem enxutas porque o excesso de água faz com o tempero não apareça. Uma boa saída é escorrê-la no escorredor de macarrão minutos antes de temperar.
Doce de figo: Para que a casca do figo verde saia com facilidade, cozinhe-os primeiro e depois congele. Ainda congelados, passe-os por um fio de água que a pele sai facilmente.
Fritura com azeite de oliva: É bom não abusar das frituras, mas são deliciosas. Então procure fritar adequadamente os alimentos. O azeite de oliva é uma boa opção porque, dentre os outros óleos vegetais, ele é o que menos se modifica com elevadas temperaturas, podendo assim ser reaproveitado. E nunca é demais lembrar as boas técnicas de frituras: Primeiro, é a escolha do óleo; segundo, aquecer bem o azeite, por volta de 180º C e só aí o alimento deve ser colocado na panela. Isso forma uma crosta em sua superfície que impede a entrada de gordura no alimento, tornando-o mais saboroso.