Raízes: O cará e o inhame são raízes da mesma família da batata. Ricos em carboidratos; são fontes de energia e contem betacaroteno, vitamina C, que aumenta a imunidade, e vitaminas do complexo B que têm o efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Vale a pena inserir no cardápio.
Refogado: Experimente preparar inhame ou cará refogados. Descasque e pique em pedacinhos, refogue com os temperos de sua preferência. Também podem ser usados no preparo de pães e outras massas.
Decifrando as cores dos alimentos
– Verde: Pimentão, verduras em geral e ervas, como o manjericão, menta e cheiro verde – possuem clorofila que desintoxica as células e evita a formação de radicais livres, e vitamina A que tem efeito anti-cancerígeno e é benéfica para o cabelo e a pele.
– Branco: Couve-flor, batata, cogumelo, banana e arroz – têm cálcio, vital na formação de ossos e dentes e que também mantém os batimentos cardíacos regulares, e potássio, fundamental para o sistema nervoso e para os músculos.
– Azulados e arroxeados: Uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo – são ricos em ferro, que combate a anemia, e ácido elágico que evita o envelhecimento precoce e neutraliza as substâncias cancerígenas.
– Amarelo-alaranjado: Mamão, cenoura, manga, abacaxi, damasco – ricos em vitamina B3, mantém o sistema nervoso saudável, e ácido dorogênico, que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama.
– Vermelho: Tomate, morango, melancia, caqui, framboesa, cereja – têm licopeno, um pigmento com ação anti-oxidante, e antocianina, outro pigmento que estimula a circulação sanguínea.
– Marrom: Nozes, aveia, castanha e cereais integrais – possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino, vitaminas do complexo B que combatem a ansiedade e a depressão, e vitamina E, que previne o câncer e doenças cardiovasculares.