Manteiga
– Para amolecer a manteiga gelada, encha uma tigela com água fervente, depois, esvazie a tigela e vire, ainda quente, sobre a manteiga, assim, ela amolecerá sem derreter.
– Retire a manteiga da embalagem, coloque num recipiente e cubra com água, depois, coloque uma colher de sobremesa de sal na água e leve à geladeira, assim, a manteiga se conservará fresquinha.
– Se uma receita pedir 1/3 xícara de manteiga ou margarina, meça da seguinte forma: Coloque 2/3 de água numa xícara e vá adicionando a manteiga ou margarina, aos pedaços, até que a água alcance a borda da xícara.
– Ao fazer refogados, experimente trocar a manteiga comum por esta, temperada: Misture 100g de manteiga com a casca ralada de meio limão e duas colheres de sopa de cheiro-verde, você pode guardar esta manteiga na geladeira até por dois meses.
– Ao aquecer manteiga para frituras ou refogados, evite que ela se queime juntando a panela algumas gotas de óleo.
– Coloque um pouco de manteiga ou margarina derretida na massa da panqueca, assim, você não precisará usar óleo cada vez que colocar a massa para fritar.
Leite
– Antes de ferver leite, enxágue a leiteira com água fria e não enxugue, assim, o leite não ficará grudado no alumínio, facilitando a lavagem da vasilha.
– Para que o leite não absorva os outros odores da geladeira, guarde-o sempre numa vasilha tampada.
– Se você colocar um pires virado com a boca para baixo dentro da leiteira, antes de levar ao fogo, o leite não transbordará quando ferver.
– Você também evitará que o leite derrame, ao ferver, se colocar uma colher dentro da leiteira.
– O leite coalhado é ótimo para ser usado em bolos.
Chá
– Em vez de açúcar, deixe dissolver no chá uma bala de limão ou de hortelã, ele ficará muito saboroso.