Temperar faz bem
Como o próprio nome já diz, o tempero é tudo; faz a diferença em qualquer refeição. Neste sentido vale usar ervas, frutas cítricas, alho, cebola, condimentos em geral, que dão bom gosto e quase não alteram as calorias. Veja aqui algumas dicas.
Na hora de temperar a salada de alface, por exemplo, esprema uma laranja e junte gotas de molho inglês e mais sal a seu gosto. Acrescente algumas gotas de azeite e mexa bem.
Camarão cozido fica delicioso se, no momento de servir, for regado com suco de tangerina e salpicado com salsinha bem picada.
O alecrim é um grande coringa na cozinha, principalmente no tempero para carnes. O manjericão é o grande companheiro dos preparados com tomates, em geral, enquanto que o orégano também é muito bom no tempero para saladas.
As especiarias, como canela, cravo, páprica ou curry fazem uma grande diferença. Experimente cortar bananas ao meio, polvilhar com açúcar e canela e colocar por 2 minutos no micro-ondas, em potência alta. É delicioso.
Quer dar uma cara nova ao seu frango refogado, momentos antes de desligar o fogo, salpique tudo com curry ou páprica picante.
A pimenta já é velha conhecida. Existe uma infinidade delas, todas se prestam a dar sabor, mas é preciso usá-la com cuidado. Que tal salpicar aquele cream cheese light com pimenta-do-reino?
Ao contrário do que muita gente imagina, a mostarda não serve somente para acompanhar sanduíches, mas é boa na hora de temperar carnes e saladas. Existe no mercado a Mostarda Adocicada, é simplesmente deliciosa e você não vai querer outra.
O vinagre balsâmico é suave e muito saboroso. Pode ser usado nas saladas, para temperar carne e até como acompanhamento para o sorvete, mas procure aqueles cuja boa procedência seja reconhecida.
O alho vai bem de diversas maneiras. Bem frito dá um gostinho especial quando o assunto é frango a passarinho. Frite a carne e depois salpique com o alho antes de servir. Macarrão à Alho e Óleo dispensa apresentação. Use também no tempero para as saladas verdes, esmagando bem e misturando ao seu preparo costumeiro.
Quer fazer um macarrão diferente, cozinhe espagueti a seu gosto; para o molho, coloque no processador folhas de manjericão, salsinha e manjerona, alho descascado, alcaparras e anchovas. Vá batendo e misturando azeite de oliva até formar uma pasta homogênea. Misture ao macarrão e sirva a seguir.