Maionese
– Para conservar a maionese por vários dias, adicione uma colher de sopa de água quente, misture bem e guarde num vidro tampado, na geladeira.
– Se a maionese talhar, pingue água fervente, aos poucos, sem parar de bater, até que ela volte ao normal.
– Se a maionese começar a desandar, escorra o azeite, junte uma ou mais gemas, conforme a quantidade de molho, e bata novamente, de acordo com a receita.
– Faça maionese verde acrescentando folhas de agrião ou de espinafre, bem picadas, a maionese já engrossada.
– Quando a maionese batida no liquidificador desandar, retire e coloque um ovo inteiro no liquidificador, depois, vá acrescentando a maionese desandada aos poucos, com o aparelho ligado, até que ela endureça novamente.
– Para bater a maionese, utilize sempre uma vasilha de louça ou vidro, nunca de alumínio.
– Retire a maionese que ficar no fundo do vidro com suco de limão, a mistura dará um ótimo molho para saladas.
– Para dar um sabor especial a salada de maionese, acrescente aos temperos um pouco de açúcar.
– No preparo de saladas, você poderá substituir a maionese por um iogurte temperado com sal, salsa, orégão, alho socado, cebolinha batida, cebola cortada ou pedacinhos de picles (pepino).
Gelatina
– Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.
– Ao fazer gelatina, substitua um copo de água por um copo de leite, assim, você aumentará o seu valor nutritivo.
– Para desenformar gelatina com facilidade, mergulhe a fôrma por um instante em água fervente, ou, ainda, ensope uma toalha com água quente, torça e enrole em volta da fôrma por cerca de quinze minutos. depois, desenforme dando uma rápida batida na fôrma.