Temperos
– Para conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho, depois, guarde a salsa num vidro, coberta com óleo.
– A salsa poderá ser conservada sempre fresca por até três semanas, para isso, lave, escorra bem, coloque num vidro tampado e guarde na geladeira.
– Aproveite as sobras de vinho e de cerveja para temperar a carne assada em panela de pressão, o vinho poderá ser usado na própria vinha-d’alhos, e a cerveja despejada na panela, depois que a carne estiver dourada de todos os lados.
– Para dar um sabor especial a frangos e carneiros, espalhe um pouco de alecrim antes de grelhar ou assar.
– Para aproveitar a mostarda ressecada, adicione algumas gotas de azeite, um pouco de vinagre e uma pitada de sal.
– Para dar um sabor ardido, igual ao da pimenta, a sopas e molhos, acrescente um pedacinho de gengibre, retire na hora de servir.
– Se a comida ficar muito apimentada, adicione uma colher de chá de açúcar.
– Para dar maior sabor a saladas, esfregue na saladeira um dente de alho.
– Se você quiser saber se a salada está temperada a gosto, experimente o tomate, pois ele pega mais tempero que as outras verduras e legumes.
– Para fazer um bom tempero para saladas, dissolva o sal em um pouco de água quente e acrescente vinagre ou suco de limão e depois uma quantidade igual de azeite.
– Se você não tiver catchup, substitua por uma mistura de purê de tomate, uma xícara de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.
– Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor, para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.
– Para você obter um vinagre doce como o original francês, junte ao vinagre comum uma maçã descascada cortada em pedaços e deixe num vidro bem tampado por vinte e quatro horas, em seguida, é só coar.
– Se você colocar vinagre demais na salada, misture ao tempero uma colher de sopa de leite cru e uma pitada de açúcar.
– Para gelar o vinho mais rápido, envolva a garrafa em uma flanela molhada com água gelada, em segundos o vinho estará na temperatura ideal.
– O vinho azedado pode ser aproveitado como vinagre.