Mandioca
– Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.
– Se você comprou mandioca e não quer preparar no mesmo dia, descasque e coloque numa vasilha, coberta com água, dentro da geladeira. Assim ela não estragará.
– Você pode conservar a mandioca fresca pelo menos por um mês se descascar, lavar, secar bem e guardar em saco plástico, dentro do congelador.
– Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere a gosto.
– Se a mandioca demorar muito para amolecer, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.
Bacalhau
– Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo, a farinha absorverá todo o sal.
– Para o bacalhau ficar maior e mais gostoso, tire todo o sal e depois coloque-o de molho em leite.
– Para tirar o excesso de sal do bacalhau com facilidade, deixe-o de molho, numa panela com água, durante quarenta e oito horas, vá trocando sempre a água da panela, para que o sal se desprenda do bacalhau.
– Tire o excesso de sal do bacalhau acrescentando na água de molho um pouco de farinha de mandioca, deixe de um dia para o outro, a farinha absorverá o sal, deixando o bacalhau no ponto para fazer qualquer prato.
– Para tirar o excesso de sal do bacalhau, coloque na água de molho duas colheres de sopa de açúcar.