– O peixe assado não grudará na fôrma; nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batatas crua.
– Para que o peixe não grude no fundo da assadeira, forre-a com uma camada de cebolas picadas, aipo e cheiro-verde.
– Corte a cabeça do peixe só depois que ele estiver assado, senão a parte cortada ficará seca e dura.
– Para que o peixe asse por igual, coloque-o de barriga para baixo, aberto, na assadeira coberta com papel de alumínio, o peixe ficará douradinho dos dois lados.
– Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira, ele ficará mais gostoso e cheiroso.
– Aproveite o bagaço de limão que você usou para temperar peixe para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado, assim, você eliminará o cheiro desagradável.
– O leite deixa o peixe mais macio e saboroso, se o peixe for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar, se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite, ele ficará com sabor de peixe fresco.
– Para saber se um peixe está fresco, observe os seguintes detalhes, ele deve ter olhos e escamas brilhantes, guelras bem vermelhas e carne rija, resistente a pressão dos dedos.
– No preparo de um peixe, quando a bolinha branca do olho aparecer, significa que ele já está assado ou cozido.
– Peixe saboroso, lave bem os filés de peixe de sua preferência e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e alho socado. Em separado, bata ovos, junte farinha de trigo até formar um creme homogêneo e junte cheiro verde bem picadinho. Passe os filés do peixe na farinha de trigo e depois na creme de empanar. Frite em óleo quente até ficar dourado. Escorra em papel absorvente.