Campo do Tenente está incluso no programa do governo do Paraná: Rede Mãe Paranaense

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 17/08/2012 - 08h44

O município de Campo do Tenente está incluso desde o último dia primeiro de agosto, no programa do governo do Paraná: Rede Mãe Paranaense. O programa propõe a organização da atenção materno – infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. O público alvo são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 1 ano de idade, o que, segundo dados do IBGE/2010, representa uma população de 177.557 mulheres e, de acordo com dados do SINASC (Sistema Nacional de Nascidos Vivos), 152.350 nascidos vivos no estado do Paraná no ano de 2011. O programa compõe um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional. Embora a Rede Mãe Paranaense tenha como público alvo as mulheres e crianças é importante destacar que ações implantadas deverão promover a qualidade de vida de toda a Família Paranaense.

COMO FUNCIONA A INTEGRAÇÃO DE CAMPO DO TENENTE A REDE

A atenção primária organizada em todos os 399 municípios do Paraná é pressuposto para a implantação da Rede Mãe Paranaense. Por meio do Programa APSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde em todos os municípios, o Governo do Estado está alocando recursos financeiros para melhorias da estrutura dos serviços de Atenção Primária à Saúde – APS, investindo na construção, reforma, ampliação e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Campo do Tenente também participou das etapas do APSUS e por isso está incluso no programa. A atual diretora municipal de Saúde, Eluísa Machese, informa que a princípio, Campo do Tenente terá os seguintes suportes pelo programa: atendimentos para partos de baixa e média complexidade, tendo como hospital – referência, a maternidade da Lapa e às gestações de alto risco (Hospital – Maternidade Nsa. Sra. Do Rocio -Campo Largo) . As gestantes fazem o pré – natal no Hospital São Luís, em Campo do Tenente e se necessário, são vinculadas aos hospitais-maternidades referências.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.