Grande encontro de produtores rurais, reuniu no último dia 18 de maio, na sede da Braspol, centenas de produtores rurais do município de Campo do Tenente. Promovido pelo Departamento Municipal de Fomento Agropecuário e Meio – Ambiente, em parceria com a Emater local, o encontro objetivou promover palestras – educativas aos produtores rurais, com temas específicos, como: Conservação de Solo (palestrante – Leila Kenkle – engenheira agrônoma da Emater); Meio-Ambiente, (Orlando Assis – biólogo da Emater) e Correta Aplicação e Funcionamento do Programa de Calcário (da SEAB – PR), com o ex – Secretário Adjunto de Agricultura do Estado e atual prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski). O evento além de proporcionar conhecimento, troca de experiências e confraternização entre os produtores locais, oportunizou a entrega dos mapas geográficos, pelo prefeito Celso Wenski, aos produtores inscritos no Programa Municipal de Legalização Fundiária.
PALAVRA DO PREFEITO
Em suas considerações finais, após ter palestrado sobre o tema: “Correta Aplicação e Funcionamento do Programa de Calcário (da SEAB – PR), com o ex-secretário Adjunto de Agricultura do Estado e atual prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski colocou que: A atual administração municipal; Celso Wenski/Jorge Quege, pode considerar muitas vitórias na área de agricultura e meio – ambiente, oportunizando a melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores e produtores rurais do município. Lembrou a aquisição de maquinários á patrulha agrícola do município, a implantação do inédito Programa de Olericultura (iniciado em 2009), a continuidade e intensificação do programa de calcário (parceria com a SEAB – PR e que beneficiou apenas alguns municípios e citou outros programas municipais que visam atender exclusivamente ao pequeno produtor rural, como: a não cobranças de serviços diversos direcionados ao pequeno produtor rural.
AGRICULTURA E MEIO-AMBIENTE CAMINHAM JUNTOS EM CAMPO DO TENENTE:
Na área de meio ambiente, observa Celso Wenski, “nos preocupamos essencialmente com questões que eram problemáticas, como: os residuais das fossas cépticas que hoje são levados para fora na estação de tratamento em Rio Negro. Também o destino do lixo do aterro sanitário do município, que hoje é transportado para o aterro regional de Mafra, colaborando assim, significativamente para a preservação dos rios e dos ecossistemas do município de Campo do Tenente. Lembrou a ampliação de redes de água no interior da cidade: Buriti e Morrinho Alto (em fase de conclusão) e lembrou outras melhorias realizada nessa área, apesar das muitas dificuldades de se atuar no mio-ambiente, devido as atuais rígidas regras das entidades fiscalizadoras. Após sua fala, o prefeito Celso e demais autoridades municipais presentes, (entre elas: a primeira – dama e vereadora; Lindamir Wenski, o vice – prefeito, Jorge Quege e o diretor municipal de Fomento Agropecuário e Meio – Ambiente), Wilson lorenzzi, e representantes da Emater estadual e local), realizaram a entrega dos mapas aos produtores inseridos no Programa Municipal de Legalização Fundiária. O pequeno produtor rural, Sr. DAVID SLUSARZ, morador da localidade da Serrinha, que foi o primeiro produtor inscrito, a ter seu terreno medido pelo programa municipal, recebeu seu mapa, das mãos dos administradores municipais: prefeito Celso Wenski e vice-prefeito Jorge Quege. Após os trabalhos da manhã, todos os presentes se confraternizaram com um delicioso “almoço com ênfase no cardápio rural”, especialmente preparado e servido por membros da casa – anfitriã: BRASPOL – NÚCLEO POLONÊS – BRASIL/POLÔNIA de Campo do Tenente.
Paulo Roberto Peyerl