Atacante que se destacou no Operário na década de 70 foi atração em confraternização esportiva

Publicado por Miguel Luiz - 15/01/2015 - 11h16

O 26º Encontro de Futebol e Festa idealizada pelo desportista Jefferson Ferreira Martins, que foi realizado no último dia 21 de dezembro, na praça de esportes dos Milionários da Bola na Vila Argentina, reunindo ex-atletas profissionais e cartolas, teve como atração principal, Francisco Carlos de Mello, conhecido no mundo esportivo como “Chiquinhoâ€, entrou para a história do Campeonato Catarinense, defendendo em 1977, as cores do Clube Atlético Operário de Mafra, se tornando o principal artilheiro da competição com 26 gols dos 30 marcados pela equipe mafrense.

Convidado pelo idealizador Jefferson Ferreira Martins, hoje com seus 58 anos de idade, o atacante Chiquinho, pode matar a saudade da cidade de Mafra e de amigos que constituiu na cidade, e de companheiros que envergaram a camisa do Operário naquela época, quando a equipe mafrense disputava a divisão principal do Catarinense, Dejair, Luiz Antônio, João Stock e do técnico Leocádio Consul, o qual fez questão de visita-lo, já que não estava presente nesta confraternização e pode matar a saudade, deste que foi seu treinador na equipe mafrense, bem como seu ídolo no futebol.

ESCALAÇÃO OPERÃRIO DE 1977 – Conheça a escalação do Operário no ano de 1977, disputava o Campeonato Catarinense: Roberto, João Carlos (5º RCC), Osvaldo, Airton Lopes “Pão Velhoâ€, João Stock (Mafra), Gile (Rio Negro), Nelinho (Mafra), Menga, Luiz B (Mafra), Chiquinho e Odilon. Técnico: Leocádio Consul.

TRAJETÓRIA – Conheça um pouco a história deste atacante que fez sucesso no futebol, mas parou com apenas 26 anos, não por contusão e sim pelas sacanagens dos cartolas da época, como mesmo ele frisou, não tínhamos empresário, nós mesmo discutia nossos contratos e devido às pilantragens, me aborreci e resolvi parar com o futebol, frisou.

Chiquinho com seus 21 anos, chegou ao Operário no ano de 1977, oriundo da equipe do Pinheiros de Curitiba (hoje Paraná Clube, fusão com o Colorado), antes porem defendeu as cores do Umuarama do Paraná, tornando-se artilheiro do Campeonato Paranaense da chave Norte no ano de 1976.

No Clube Atlético Operário, como mesmo ele comentou a nossa reportagem, equipe que deixou saudades, tinha no comando técnico Leocádio Consul, na presidência “Tutão†(in-memorian), juntamente com Tadeu Munhoz e o apoio dos operarianos,  família Mann, Osnildo Pigatto e Bastinho, entre outros, teve a oportunidade de realizar um ótimo campeonato catarinense.

Na época o estádio Alfredo Herbst, mas conhecido como estádio Pedra Amarela, recebia equipes de ponta do futebol catarinense, Figueirense, Avai, Chapecoense, Criciúma, Joinville, entre outras de menor expressão, onde o atacante Chiquinho se destacou dentre estas grandes equipes de ponta de Santa Catarina, tornando o principal artilheiro do campeonato com um total de 26 gols, dos 30 que o Operário marcou na competição, sendo destaque até na Revista Placar, de maior venda no Brasil.

Suas grandes atuações com a camisa do Operário surgiu interesses das equipes do Internacional de Porto Alegre, Botafogo do Rio de Janeiro, Coritiba Foot Ball Club e Figueirense, disputaram seu passe que pertencia ao próprio Chiquinho.

O atacante Chiquinho acabou acertando com o Figueirense, o qual defendeu no ano de 1979, e teve passagens ainda pelas equipes do Mafra Esporte Clube (Ex-Operário), Londrina, Uberaba de Minas Gerais, Pinheiros (onde tudo começou), Umuarama e Coritiba, onde encerrou sua carreira com26 anos no ano de 1982, onde hoje reside em Curitiba, trabalha na Associação da Vila Militar.

Chiquinho, hoje com seus 58 anos de idade, juntamente com Leocádio Consul seu treinador no Operário na década de 70

Dejair, Jefferson, Chiquinho, Luiz Antônio e João Stock

Chiquinho defendeu com brilhantismo, as cores do Operário de Mafra, tornando-se artilheiro do Campeonato Catarinense de 1977, com 26 gols, entrando para a história da equipe mafrense

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.