Os vereadores de Itaiópolis poderiam, talvez, aproveitar uma proposta inusitada, que foi discutida na Câmara de Vereadores de Jacareí (SP). Itaiópolis, não é diferente da cidade Paulista e enfrenta muitos problemas com terrenos baldios, que servem para a criação de matagal, de roedores e até animais peçonhentos. Não precisa ir muito longe aqui para encontrar verdadeiras selvas em pleno centro da cidade. Nos bairros, nem se fala.
Para resolver o problema de lá, como solução para a redução do número de solicitações de capina na cidade, o vereador Dario Burro (DEM) sugeriu a Prefeitura que faça a doação de cabras e bodes para moradores ao lado de terrenos baldios. Defendendo a ideia, o parlamentar apontou a “parceria” oportuna para famílias de baixa renda que receberiam sem custo o leite produzido pelas cabras.
Segundo Burro, atualmente de 20% a 30% dos pedidos dos vereadores ao Executivo são para capina de terrenos baldios. “A prefeitura não limpa os terrenos e cria incômodo aos vereadores”, reclamou. A limpeza pela Prefeitura, que, de acordo com o parlamentar, não é feita com eficácia, é cobrada do proprietário do terreno depois da notificação. “Estou aqui faz três anos e meio e só vejo os vereadores nesse tipo de serviço”, alega.
Na defesa da ideia, Dario Burro tem discurso firme. “A Prefeitura tem que cuidar da saúde da população, terreno baldio vira criação de bichos peçonhentos, esconderijo de bandidos e espaço para usar drogas”, justifica. “A família que tivesse a tutela da cabra teria que cuidar da pastagem, aí o uso dos terrenos baldios”, disse Burro.