Agricultores recebem capacitação sobre produção de morango

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 18/05/2012 - 16h05

No último dia 16 de maio, a Epagri de Itaiópolis realizou uma oficina sobre alimentos na propriedade de Acácio Antônio Novacki, em São João. O foco principal do encontro foi a produção de morango. Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Rogério Pietzarcka, os recursos para a realização do evento foram captados através do programa “SC Rural”.

A proposta do trabalho foi capacitar agricultores, haja vista o grande interesse pela produção do morango, que é uma cultura de retorno econômico, mas, no entanto, precisa de cuidados no manejo e na escolha das mudas. Pelo menos 20 agricultores participaram da capacitação.

No período da manhã foi feita palestra sobre alimentação, que abordou os diferentes tipos de alimentos e as formas de se alimentar de maneira saudável. Os técnicos da Epagri também exploraram na oficina as questões dos agrotóxicos, as diferenças do produto orgânico e do químico.

Segundo Rogério, é importante explicar aos produtores que o morango, por exemplo, é colhido a cada dois dias e alguns produtos químicos que são usados nas lavouras tem carência de até sete dias. Ainda, durante a manhã, foram discutidos com os agricultores aspectos gerais sobre a cultura do morango, as variedades, os tipos de solo adequados e o local correto.

Após o almoço os agricultores realizaram atividades práticas, as maneiras corretas do plantio nos canteiros, as dimensões que devem ser utilizadas a o uso do “mouche”, que é uma espécie de um camaleão usado bastante nas lavouras do tabaco. Essa técnica impede que a água se acumule sobre o canteiro. A utilização de lona para que o morando não tenha contato com o solo e contraia doenças também foram esclarecidas.

As técnicas do túnel baixo e as importâncias do uso da cortina e o período de fechamento e abertura também foram tratadas. A Epagri também explicou aos interessados os mecanismos, funcionamento e a importância da irrigação nos canteiros do morango.

Rogério enfatizou no evento que a Epagri oferece assistência técnica para a produção do morango e foram discutidos os valores para a produção, por exemplo, de mil plantas de morango. Em Itaiópolis tem alguns produtores que já cultivam morango, segundo a Epagri. Duas agricultoras usam o produto para ser transformado em geléia, numa pequena agroindústria.

Os agricultores interessados em plantar morango devem fazer encomenda das mudas, pois são importadas do Chile. As mudas são preparadas no Chile e passam por um processo de regulação de temperatura e de injeção de nutrientes nas raízes. As mudas começam a ser preparadas em janeiro e só chegam ao Brasil em maio, é por isso a necessidade de encomenda antecipada.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.