Depois de ser indagado há pouco mais de uma semana na Câmara de vereadores sobre a falta de policiamento ostensivo em escolas do municÃpio, principalmente à noite, o comandante do destacamento da PolÃcia Militar de Itaiópolis Sargento Alnor Ribeiro enviou oficio a Casa Legislativa informando a situação e o que está sendo feito para preservar a segurança de estudantes e professores, que freqüentam as escolas no horário noturno.
Segundo o comandante Ribeiro, é preciso que a Câmara também envie oficio ao Governo do Estado, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e ao Comando Geral da PolÃcia Militar solicitando aumento de policiais, para dar conta do atendimento das ocorrências e ao patrulhamento preventivo.
O Sargento da PM de Itaiópolis disse em nota que quando é possÃvel são realizadas rondas nos Colégios do Distrito de Itaió, de Alto Paraguaçu e no da Moema. Este último, conforme Ribeiro vai contar com um policial que vai desenvolver o Programa PROERD a partir do inicio do próximo semestre.
De acordo com o relatório do comandante da PM de Itaiópois, a polÃcia está priorizando rondas ostensivas em colégios do Centro e de bairros da cidade, haja vista envolvimento de jovens com o consumo de drogas. Assim que o problema na área central e periférica da cidade seja amenizado, o comandante disse que as rondas nas escolas do interior serão retomadas, como até então eram feitas.
Ribeiro disse que a PM de Itaiópolis tem duas novas viaturas, mas falta aumentar efetivo e de nada adianta ter carros novos e não ter pessoal para fazer com que esses veÃculos saiam atuar nas ruas. O comandante argumentou que o municÃpio é extenso e que dois policiais trabalhando nas Ruas são insuficientes e por isso o Destacamento solicita com freqüência reforço da Guarnição Especial PM de Mafra e do 3º Batalhão da cidade de Canoinhas.
O comandante do Destacamento PM de Itaiópolis elogiou em nota o interesse dos parlamentares em melhorar a segurança pública no municÃpio e reforçou que é preciso envolvimento de todos para dobrar a força e conclamar ao governo que atenda ao pedido e envie novos policiais para complementar o efetivo, que hoje está incompatÃvel com o tamanho territorial e a densidade demográfica de Itaiópolis.