Itaiópolis não vai receber a escavadeira hidráulica e o trator de esteiras do Ministério da Pesca e Aquicultura. Ao receber a relação dos 80 municÃpios catarinenses que receberão o conjunto de máquinas e constatar a ausência de Itaiópolis, a reportagem da Gazeta procurou o secretário municipal de Agricultura, Luciano Cordeiro.
A Gazeta foi prontamente atendida por Luciano, explicando que o municÃpio não vai receber esse conjunto de máquinas porque já foi contemplado com uma escavadeira hidráulica em 2011, proveniente do Ministério da Pesca. Ao consultar as propostas no site, o Ministério informa que o municÃpio já foi contemplado em edital anterior, se referindo ao ano de 2011.
Perguntamos ao secretário quanto ao trator de esteiras, que o municÃpio não recebeu em 2011. Luciano respondeu que estudou a possibilidade de recorrer, para ao menos garantir nesta oportunidade a vinda desta máquina, mas mesmo assim Itaiópolis não seria contemplada pelo Ministério.
Cordeiro disse que, através deste Ministério, o municÃpio deve receber nos próximos dias mais uma retro escavadeira. A proposta já está em fase final, pronta para ser empenhada e concluÃda.
Divulgação das propostas selecionadas
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou portaria que apresenta o resultado final do processo de habilitação e seleção de propostas para o fomento à aquicultura familiar no Brasil. As propostas foram apresentadas por municÃpios ou consórcios públicos intermunicipais interessados em receber equipamentos (conjunto de escavadeira hidráulica e trator de esteiras) para a construção de viveiros escavados em pequenas propriedades rurais, visando à criação de peixes.
As prefeituras e consórcios aptos a receberem máquinas implantam, como pré-requisito, programas municipais de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar. A iniciativa permite que as prefeituras tenham amparo legal para realizar ações de construção de viveiros escavados em propriedades rurais. Os viveiros servirão para a criação de espécies como tilápia, tambaqui, pintado e carpas. A piscicultura é uma atividade que pode ser desenvolvida sem comprometer outras atividades do agricultor.
As propostas contemplaram todos os estados e regiões brasileiras. Ao todo, 1.353 foram habilitadas. Conforme o Ministério, o processo de aquisição das máquinas irá acontecer de forma regionalizada ou por etapas, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Em Santa Catarina 80 municÃpios foram habilitados. Na região do Planalto Norte de Santa Catarina os municÃpios de Mafra, Major Vieira, Rio Negrinho e São Bento do Sul vão receber as máquinas.
Ministério da Pesca deveria distribuir tarrafas, varas de pesca e iscas. Eita farra com nosso dinheiro!!!