Itaiópolis sedia avaliação final das atividades de ATER no Planalto Norte

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 25/05/2012 - 18h45

Pelo menos 100 agricultores participaram nos últimos dias 22 e 23 de maio do encontro de avaliação final das atividades de ATER, ou seja, assistência técnica para as atividades agropecuárias praticadas no planalto Norte do Estado Catarinense. O evento foi realizado pela Unitagri e aconteceu no salão Paroquial da Igreja da Medalha Milagrosa, no Centro, em Itaiópolis.

Segundo o presidente da Unitagri e também coordenador do projeto de assistência técnica, Nei Antonio Kukla, que concedeu entrevista a Gazeta de Itaiópolis, a cooperativa tem convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o foco é a prestação de serviços. A Unitagri existe desde 1996. De acordo com Kukla, a premissa da Unitagri é prestar serviços no complexo agropecuário.

Nei disse também que o contrato 086 de 2010, celebrado entre a Unitagri e o MDA atende a 1.800 famílias de agricultores do Planalto Norte Catarinense. Conforme o presidente da Unitagri 14 municípios da região entre Porto União e Campo Alegre são atendidos com assistência técnica.

“O evento que está acontecendo ao longo desses dois dias serve para fazer uma avaliação deste contrato de assistência técnica onde os agricultores estão apontando diretrizes e direcionamentos que vão nos ajudar a qualificar e melhorar ainda mais o nosso trabalho de assistência técnica”, explicou Nei Antonio Kukla.

Segundo a Unitagri, os agricultores trouxeram para o evento os anseios das 1.800 famílias atendidas no projeto, apontando assim as demandas de serviços de assistência nas áreas econômica, social e de segurança alimentar que são justamente os eixos trabalhados diretamente com os agricultores.

Em Itaiópolis a Unitagri tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura e também dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Produtores. A Epagri também colabora diretamente na execução do trabalho de assistência técnica, que, de acordo com Kukla, precisa de parcerias para ter sucesso.

“Faz 12 meses que estamos atuando nesse trabalho e agora estamos fazendo a avaliação que servirá justamente para que o MDA acompanhe a importância e a sua possível prorrogação para mais doze meses”, concluiu Nei Antonio.

Durante o encontro de avaliação de ATER, a Gazeta de Itaiópolis também ouviu Olavo Guedini, que é diretor técnico da Unitagri e atua também como diretor de uma central composta por 23 cooperativas na região Oeste Catarinense. Segundo Guedini, o evento avaliou o processo de ATER desenvolvido ao longo de um ano de trabalho e também refletiu sobre o PNATER que é uma nova política do Governo Federal que repensa os rumos do atendimento dos diferentes públicos com as suas necessidades locais, regionais ou estaduais.

A nova política de ATER, de acordo com Olavo, deve vir e beneficiar todo o público diferenciado, com as suas distinções étnicas, culturais e em relação ao sistema de produção. “O meu papel no evento é avaliar o processo, ouvindo os agricultores e técnicos, os dirigentes de instituições, para transmitir um parecer para o governo Federal mostrando a importância da renovação do contrato”, disse Olavo.

O contrato de ATER, conforme Guedini pode ser renovado por até quatro anos, ou seja, uma renovação por ano. “Nós queremos dizer ao Governo que é importante dar seqüência a um projeto que já está em andamento e de que não podemos fragmentar o trabalho. Caso o trabalho não seja renovado vai deixar os agricultores frustrados. Se isso ocorrer, é o que não queremos, vai criar uma leitura de uma política fraca e não estruturante do Governo Federal”, explica Guedini.

O trabalho da Unitagri é mostrar que o contrato precisa ser renovado para mais um ano, para mais dois e até quatro anos, para que o agricultor consiga ter resultados práticos durante o processo vivido entre técnicos, instituições e a política Nacional de ATER. “Nossa responsabilidade no evento é fazer os agricultores e as pessoas que se pronunciarem mostrar tudo isso nesse cenário para o Governo Federal”, concluiu Olavo Guedini.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.