O primeiro suplente do PSDB assume a cadeira deixada por Orlando Zwarzerski, que faleceu no último dia 20 de maio
Na última segunda-feira, 28 de maio, familiares e amigos do ex-vereador Orlando Zwarzerski, falecido dia 20, participaram de solenidade em homenagem a memória do parlamentar, nas dependências da Câmara de Vereadores. O vice-prefeito do municÃpio, Alfeo Schneider (PMDB) disse em tribuna que o vereador foi uma pessoa honesta, integra e sempre sustentou a palavra que empenhou. Schneider falou também da simplicidade de Orlando, que o tornava uma pessoa humilde.
Representando o poder Legislativo, as homenagens a memória do vereador foram feitas por Alcides Nieckarz. O parlamentar salientou o tempo de convivência e de trabalho na Casa Legislativa e a atuação importante do vereador, que vai deixar uma lacuna, principalmente na região da Moema, localidade onde morava.
Ao final dos trabalhos da última sessão ordinária, o presidente da casa, vereador Guido Tureck (PMDB) fez a leitura do oficio de convocação expedido ao primeiro suplente da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Julmar Marcos Zerger, que vai tomar assento na Câmara, no lugar de Orlando, no próximo dia 4 de junho.
A Gazeta de Itaiópolis entrevistou Julmar, que revelou parte de sua trajetória na vida pública e o que pretende defender na condição de parlamentar. Hoje, aos 55 anos, Julmar falou que em 2008 concorreu como candidato a vereador pelo PSDB e recebeu 373 votos, ficando assim como primeiro suplente.
Esse foi um dos reflexos do bom trabalho que executou em cargos que assumiu tanto na Prefeitura Municipal quanto em outros órgãos vinculados ao governo. Em setembro de 1997 Julmar desempenhou a função de Agente Comunitário de Saúde. Trabalhou como ACS até 2001, quando foi eleito Conselheiro Tutelar, permanecendo no cargo por dois mandatos.
Já no governo do ex-prefeito Ivo Gelbcke, em 2005, Julmar recebeu o cargo de Chefe de Departamento de Ação Social. Depois de três anos no cargo, tendo sempre a preocupação com as famÃlias mais vulneráveis e a luta social o habilitaram para disputa de uma cadeira na Câmara, em 2008, quando recebeu mais de 370 votos.
Em 2009, já no governo Helio Cesar Wendt (PMDB), Julmar assumiu o cargo de Chefe de Departamento de Ação Comunitária, onde executou ações de enfrentamento das dificuldades e da pobreza, prezando pela assistência aos grupos mais desfavorecidos da sociedade. Em março de 2011, Julmar foi convidado a assumir a pasta de Desenvolvimento Social e Habitação, na condição de Secretário Municipal. Até então a Secretaria era gerida pela ex-vereadora Ângela Linzmeier. Julmar trabalhou como secretário até o último dia 6 de abril, quando deixou o cargo.
Julmar disse a Gazeta de Itaiópolis que a partir do próximo dia 4 de junho, quando assumir oficialmente como vereador pretende defender o direito do povo Itaiopolense. Zerger também deseja fazer um trabalho honesto, e dar atenção aos anseios das comunidades. “Penso em defender projetos que atendam ou que vão de encontro com as necessidades coletivas da sociedadeâ€, disse.