Fortalecer o produtor rural através da qualificação, foi o intuito da realização dos cursos
Os agricultores de Itaiópolis tiveram a oportunidade durante o mês de maio de participar dos treinamentos de Formação Profissional Rural – FPR e das atividades de Promoção Social – PS; oferecidos gratuitamente pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Sindicato dos Produtores é presidido por Mauro Kazmierczak, que coordena os trabalhos em defesa da classe dos agricultores.
Na comunidade de Rio da Estiva em parceria com a empresa Universal Leaf Tabacos foi formada uma turma de produtores no Curso de Aplicação de Agrotóxicos – NR 31.
Em Rio da Areia foi realizado no salão da capela o Curso de Pintura em Tecido onde um grupo de mulheres puderam aprender as várias técnicas para esta atividade, a identificação, seleção e manuseio dos materiais como também a combinação de cores, seleção dos motivos para pintar e acabamentos finais.
Na localidade de Rio do Tigre foi formada em parceria com a empresa Souza Cruz, uma turma que participou em mais um Curso de Aplicação de Agrotóxicos – NR 31 que terminou no dia 31 de maio com aulas práticas na propriedade do produtor Laércio Hudzinski. Dezoito agricultores participaram.
Este treinamento tem por objetivo ensinar a utilização correta de agrotóxicos visando à saúde e segurança do trabalhador e consumidor, a preservação do meio ambiente onde também foram passadas orientações sobre equipamentos de aplicação e de proteção, ainda outros procedimentos e obrigações do trabalhador de acordo com a NR 31 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura que estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades do trabalhador.
Rio do Tigre foi a comunidade onde também um grupo de mulheres aprendeu no Curso de Artesanato realizado nesta semana, a confecção de objetos decorativos em palha de milho como bonecos, pássaros, flores, guirlandas e mini presépios quando também foi utilizado materiais oferecidos pela natureza.
Em todos os cursos foram passados informações sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Os treinamentos tiveram a participação de pessoas das próprias comunidades, instrutores capacitados e o sindicato participou fornecendo os materiais necessários para as atividades em grupo e a alimentação.
Dentro do Programa de Inclusão Digital Rural, na sede, no laboratório próprio montado no sindicato foram realizados, os Cursos de Iniciação à Informática e de Informática Básica oportunizando aos participantes o acesso à informação e à tecnologia.
Um dos cursos do Programa de Inclusão Digital foi realizado em parceria com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Itaiópolis, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Profissionais e usuários do CAPS participaram do Curso.
Neste mês de junho estão previstos também, vários outros treinamentos agendados para diferentes comunidades de Itaiópolis, inclusive o Curso de Turismo Rural com Utilização dos Recursos Naturais existentes no município á ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Essas atividades tem como objetivo fazer com que produtores e trabalhadores rurais desenvolvam habilidades através da prática do “Aprender a Fazer Fazendo”.
Todos os interessados podem participar dos cursos oferecidos.
Mais informações no Sindicato dos Produtores Rurais, pelo telefone 3652-2050 ou pelo email:sritaiopolis@faesc.com.br