O vereador Julmar Zerger (PSDB), usou o microfone da tribuna da Câmara no último dia 26 de agosto, para falar a respeito da semana comemorativa ao portador de necessidades especiais, que iniciou no último dia 21 de agosto.
Segundo ele, a Apae de Itaiópolis o convidou para que, juntamente com os alunos da escola realizassem um passeio pelo centro da cidade. Além de Julmar, outros dois parlamentares também participaram do passeio.
Segundo Zerger, o passeio teve inicio na Apae e seguiu até uma lanchonete do centro, local em que foi servido lanche aos alunos. Esse passeio, segundo o vereador, teve o objetivo de mostrar aos parlamentares as dificuldades que os portadores de necessidades especiais enfrentam dia a dia. Os professores que auxiliam os alunos também sofrem com os obstáculos encontrados, principalmente no tocante a acessibilidade.
O vereador Zerger também justificou a necessidade da Apae adquirir um ônibus com plataforma, para facilitar o transporte dos alunos. O vereador explicou que existe muita dificuldade para professores conseguirem embarcar no ônibus os alunos, pois este veÃculo não é adequado para o transporte de portadores de necessidades. “As mulheres e as professoras certamente terão problema de coluna, devido ao esforço que tem de fazer para colocar no ônibus os alunosâ€, disse Julmar.
O vereador sugeriu a Câmara a união de esforço com os demais vereadores para a realização de projeto para a compra de um ônibus adequado (com plataforma) para o transporte dos estudantes da Apae. O vereador e presidente da Câmara Claudinor Krajevski (PMDB) se dispôs a enviar oficio a um deputado federal, pedindo recursos para aquisição do ônibus.
Os vereadores também comentaram a respeito das rampas de acesso para cadeirantes nas calçadas (rebaixamento de guias – meio fio). Segundo os parlamentares algumas rampas no centro da cidade já foram feitas, mas estão erradas. Um vereador solicitou a reforma dos acessos de acordo com as normas de acessibilidade. Segundo este vereador, do jeito que estão à s rampas é difÃcil a trafegabilidade dos cadeirantes.