1º Seminário do Curso de Formação Continuada reúne professores da rede municipal

Publicado por Gazeta de Riomafra - 11/11/2013 - 17h03

Na noite segunda-feira e terça-feira, 04 e 05, no salão da  Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mafra, ocorreu  1º Seminário do Curso de  Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC.  A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, da coordenadora local do PNAIC, Joseli Grein Miretzki, das orientadoras de estudo Carla Cristina Pinto Wojciechowki; Marines Schafascheck Ribeiro e Tania Liebel Grein, bem como dos professores da rede municipal.

A solenidade começou com a apresentação do professor Wilson Roberto Pereira, professor da Escola Municipal de Educação Básica Butiazinho de Cima que tocou hino nacional. A coordenadora Joseli contou que o PNAIC chegou aos educadores como um grande desafio que está se concretizando como um ótimo trabalho. Diante disso, agradeceu aos professores, cursistas por acreditarem no trabalho.

O objetivo do encontro foi refletir sobre as questões que envolvem o processo de alfabetização na perspectiva do letramento; oportunizar a socialização de pesquisas e práticas pedagógicas capazes de contribuir no debate sobre a qualidade da alfabetização na perspectiva do letramento diante dos desafios contemporâneos.

Além de sistematizar a produção teórica e prática docente sobre os temas abordados

durante a realização do curso. Na ocasião havia, ainda, exposição de trabalhos realizados em sala de aula.

Apresentações

O encontro contou com as apresentações das escolas municipais de Avencal de São Sebastião, da Amola Flecha e do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA) e Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda.   A estudante do 1º ano do CEMMA, Letícia Suelen Grein, aluna da professora Luisa de Oliveira, fez a leitura de O Tempo, literatura esta pertencente ao acervo bibliográfico do PNAIC. Em seguida os alunos da escola municipal de ensino fundamental Amola Flecha apresentaram a peça “Descobrindo o PNAIC” e a música “Vagalume”.  A parte artística continuou com a apresentação das professoras da escola municipal de educação básica Avencal São Sebastião  que utilizaram da ludicidade proposta pelo PNAIC para apresentar aos seus alunos a dramatização da história do João Jiló.  Essa parte encerrou com as turmas das professoras Patrícia Martins e Elaine Michele Frank do Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda que entoaram o hino de Mafra.

Um dos momentos esperados da noite foi a palestra “Alfabetizar letrando: um desafio para além da sala de aula”, ministrado pela professora formadora do PNAIC– UFSC, Caren Cristina Brichi.   Ela se disse muito feliz de ver o comprometimento das professoras municipais e destacou que o encontro era o momento para avaliar o que foi feito e refletir sobre as práticas de ensino. Destacou a função social da escola, apresentou dados referentes aos números de educandos alfabetizados até os 8 anos e aspectos gerais do PNAIC; bem como práticas importantes para o processo da alfabetização.

Ressaltou ainda que as ações se apoiam em 4 eixos:  formação continuada; metodologia didática e pedagógica; avaliação e gestão, controle social e mobilização.

Para finalizar ressaltou a importância da troca de informações com outros educadores.

Já na terça-feira, 05, houve a apresentação dos teatros “Era uma vez nos contos de fada” e “exemplo de superação”, além da exposição dos trabalhos realizados pelos professores cursistas por escola.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal  assumido pelo município de Mafra em parceria com o Governo Federal para assegurar   que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º  do Ensino Fundamental.

Este caracteriza-se, pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização e pela orientação para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.