Audiência Pública discute problemas da Vila Ruthes

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/07/2012 - 21h44

Divididos em temas de relevância para a comunidade interiorana, em especial aos moradores da Vila Ruthes, foi discutida no último sábado (14), pelo poder público de Mafra, através de audiência pública os problemas da localidade.

De acordo com o presidente da Igreja local, José Odacir, o objetivo da audiência foi alcançado, pois o executivo verificou in loco as reivindicações, ressaltado pelos moradores, incluindo maior incentivo à educação, com pontos de internet e a construção de uma sala para os professores na Escola Municipal de Ensino Básico Colônia Ruthes, além de agilizar segurança para o estabelecimento de ensino que vem sofrendo com ações de vandalismo à noite. Melhorias na quadra de esportes da escola também foram solicitadas, assim como cursos profissionalizantes para os jovens do interior.

O morador Martinho Rodrigues observou que muitos do local necessitam da presença do médico no posto de saúde mais vezes durante o mês, salientou também que a localidade de Vila Ruthes necessita de um profissional na área odontológica que visite àquela região de forma mais frequente a fim de possibilitar a conclusão de tratamento bucal em crianças. Martinho levou ao conhecimento do poder público a intenção da Vila Ruthes em ver implantada em Mafra uma lei semelhante a de nº 15.082, que está em vigor no estado de Minas Gerais, desde 2004, a qual estabelece  diretrizes para os cuidados das nascentes dos rios e que determina incentivos à localidade.

Já o cidadão mafrense Ailton Sabatke disse que há necessidade de alavancar o programa Porteira Adentro e destacou a necessidade de um local especifico na área rural para depósito de embalagens e de tonéis de produtos tóxicos, a fim de possibilitar o recolhimento por parte da Prefeitura. “A Vila Ruthes é voltada para a área rural e precisamos de maior atenção da Prefeitura. Reuniões como está ajudam muito”, comentou Sabatke referindo-se a audiência pública, realizada no salão da igreja, a qual contou com cerca de 80 pessoas.

O debate proporcionou uma interatividade entre poder público e comunidade local, buscando em conjunto encetar ideias e ações em favor daquela localidade. Agora os moradores esperam que projetos sejam viabilizados para incluir no orçamento do ano que vem as reivindicações de desenvolvimento e ação social em prol da Vila Ruthes. Outras medidas imediatas como a realização de um mutirão de serviços da Secretaria de Obras, já para daqui 15 dias, foi agendado na ocasião. Questões com relação a segurança pública e transporte coletivo também a pedido da comunidade serão levados aos órgãos e entidades competentes.

Esta foi a terceira audiência pública realizada nas comunidades do interior em 21 dias. As duas primeiras foram nas localidades de Bituvinha e Augusta Vitória. “…são medidas assim, da vinda do poder publico às localidades do interior que aproximam as comunidades à administração pública”, disse Martinho Rodrigues. “Seria bom uma audiência dessas semestralmente, porque proporciona que o poder chegue ao povo”, concluiu.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.